INSCRIÇÕES PRORROGADAS – VESTIBULAR 2015

20/10/2014 04:41

AS INSCRIÇÕES FORAM PRORROGADAS ATÉ DIA 08/12/2014.

VESTIBULAR 2015

LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO – Área de Ciências da Natureza e Matemática

TURMA VI 2015 – 2018

Atuação do Formado Egresso do Curso: Professor/a em Educação do Campo, na área das Ciências da Natureza (Química, Física, Biologia) e Matemática, com atuação nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em escolas do campo (conforme o inciso II do artigo 1 do decreto 7.352/2010): no ensino regular , em escolas integradas ao ensino profissionalizante (agrícola ou similar) em outros espaços educativos como Centros de Formação por Alternância; Casas Familiares Rurais ou Escolas Família Agrícolas.

Duração do Curso:
4 anos (8 semestres letivos).

Acesso ao curso:

PROCESSO SELETIVO – VESTIBULAR ESPECIAL UFSC

São ofertadas 120 vagas. Os candidatos devem, preferencialmente, ser oriundos dos seguintes municípios: Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçú, Canelinha, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imarui, Imbituba, Major Gercino, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São Pedro de Alcântara e Tijucas; residir e/ou trabalhar no campo e desejar nele permanecer para contribuir com processos de educação. As inscrições estão abertas para professores que não possuem formação inicial na área de Ciências da Natureza e Matemática, para jovens/adultos que acabam de concluir o ensino médio, para participantes de organizações sociais e sindicais do campo; lideranças comunitárias, dentre outros. O processo seletivo é específico para ingresso na Licenciatura em Educação do Campo.

Período de inscrição: 03 a 25 de novembro de 2014.

Provas: 08 de fevereiro de 2015.
Locais das provas do Vestibular: Biguaçu, Rancho Queimado, Paulo Lopes.
Requisitos: Até a data de matrícula, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio
Informações sobre a inscrição
educacaodocampo@contato.ufsc.br
Valor da inscrição: 20 reais (há possibilidade de solicitar isenção).

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

A Licenciatura em Educação do Campo existe no país desde 2006. Hoje, são mais de quarenta cursos em andamento. Na UFSC, ela foi instituida, como graduação regular , desde 2009.Trata-se de um curso de formação de professores, na Área de Ciências da Natureza e Matemática, para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A Educação do Campo compreende que os sujeitos que vivem no campo têm direito a uma escola que oportunize a apropriação o conhecimento considerando as especificidades do/no campo, articuladas aos conhecimentos historicamente produzidos. No: as pessoas têm direito a serem educadas no lugar onde vivem. Do: as pessoas têm direito a uma educação pensada desde o seu lugar e com a sua participação, vinculada à sua cultura e às suas necessidades humanas e sociais. Essa educação inclui a escola enquanto prioridade estratégica para a garantia do direito ao acesso à Educação Básica. São considerados povos do campo os sujeitos oriundos de Comunidades Quilombolas, Pescadores, Agricultores familiares, Assalariados rurais temporários e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural.

O curso funciona na UFSC, regularmente, desde 2009, já tendo formado duas turmas (2013/1 e 2014/1). Foi reconhecido oficialmente em Agosto de 2014, quando recebeu a Comissão de Avaliação Externa do INEP/MEC e obteve nota 4 (de um máximo de 5).

Formatura 2014bFormatura 2014

A formação de professores para a Educação do Campo ao proporcionar acesso aos conhecimentos da área de Ciências da Natureza e Matemática considera também o estudo dos elementos que compõem a memória, saberes, valores, costumes, práticas sociais e produtivas dos  sujeitos do campo e da agricultura familiar . Além disso, busca fomentar a análise das características sócio culturais e ambientais do território de vida dos estudantes para que eles compreendam, em sua complexidade, os conflitos e contradições existentes. Esta formação ainda pressupõe o desenvolvimento da capacidade teórico-prática para pensar-organizar-fazer uma escola básica do campo que estabeleça uma formação crítico-criativa, comprometida com os princípios da construção de alternativas de sustentabilidade social dos territórios rurais.

Os estudantes do Curso
Atualmente há três turmas em andamento no curso. Os/as estudantes são oriundos do Planalto Norte (Turma 3); Encostas da Serra Geral (Turma 4) e, Vale do Contestado (Turma 5).

Turma 5b

Turma Vale do Contestado (Turma 5)

Turma Santa Rosa

Turma Encostas da Serra Geral (Turma 4)

Turma Canoinhas

Turma Planalto Norte (Turma 3)

Estrutura do curso
O Curso é Presencial e se organiza pela Alternância, ou seja, há dois “momentos” pedagógicos que interagem: o T empo Universidade (TU) e o T empo Comunidade (TC). No TU são realizadas as aulas com professores específicos do curso. No processo seletivo para formar a turma 2015-2018 o TU será na UFSC campus Trindade. Os Tempos – Comunidade serão realizados, preferencialmente no município de origem do
estudante e em escolas consideradas do campo nele situadas. Busca-se com esse processo educativo uno, articular a experiência de trabalho e de vida do estudante no seio da comunidade/município onde reside com a experiência de formação universitária que está realizando. No primeiro ano do curso, as atividades têm como “eixo integrador”, tanto no TU quanto no TC, a investigação da realidade local. No segundo ano o foco se volta para o estudo da escola do campo. Nos dois últimos anos do curso o TC se constitui em Estágios Supervisionados nas escolas do/no campo para atuação docente na Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio) na área de Ciências da Natureza (Biologia, Química, Física) e Matemática.

Tags: 2014TURMA 6vestibular