Curso do campo e no campo ganha destaque

15/06/2015 15:17

Para um programa que vai ao ar no início de agosto, a produção do Globo Repórter buscava, pelo país, casos interessantes de agricultores ou agricultoras que praticam a produção orgânica. Interessou-se por Kátia Vanderesen, uma criadora de frangos orgânicos, ligada à Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral (Agreco), em Santa Rosa de Lima.

O principal motivo para a escolha foi que Kátia, além de uma praticante certificada do sistema de produção orgânica é, também, estudante da Licenciatura em Educação do Campo, do CED/UFSC. Foi sublinhado, da mesma forma, que na propriedade dela são realizadas atividades de pesquisa financiadas pelo CNPq, dentro das atividades do Núcleo de Estudos em Agroecologia EduCampo, do Centro de Ciências da Educação.

Interessou aos produtores da Rede Globo a aproximação da Universidade com o campo e a oportunidade de acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade, gerada pela UFSC, com a formação de turmas em territórios rurais. Mereceu destaque, finalmente, o fato da quase totalidade dos vinte e cinco estudantes da Turma 4 da Licenciatura em Educação do Campo ser de jovens agricultores familiares.

Durante as filmagens, a equipe de reportagem registrou uma aula realizada na Unidade Familiar de Produção da estudante.

Foto Globo Repórter 2 Foto Globo Repórter

Fotos: Ronaldo Michels

Tags: 2015