II SEMINÁRIO DE LÍNGUAS INDÍGENAS DO SUL DA MATA ATLÂNTICA: GUARANI, KAINGANG E XOKLENG.

07/10/2019 17:58

O Programa de Pós-Graduação em Linguística, o curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica e o Grupo de Políticas Linguísticas Críticas, todos vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promovem nos dias 7 e 8 de novembro o II Seminário de Línguas Indígenas do Sul da Mata Atlântica: Guarani, Kaingang e Xokleng. As atividades do primeiro dia acontecerão no Auditório do CCJ e no segundo dia na Sala Drummond (CCE, Bloco B).

O evento visa contribuir não apenas com as discussões sobre a importância dessas línguas como patrimônio cultural, mas potencializar debates e ações de justiça social e direitos linguísticos, em reconhecimento à dignidade desses sujeitos.
Inscrições podem ser feitas no endereço http://inscricoes.ufsc.br/activities/4157.

O Seminário envolverá estudantes, professores e pesquisadores indígenas em torno da divulgação e defesa de suas línguas indígenas – Guarani, Kaingang e Xokleng – faladas na região sul do Brasil. Além disso, o evento celebra o Ano Internacional das Línguas Indígenas (IYIL2019), conforme definido pela UNESCO, em atenção à cultura e à riqueza linguística desses povos.

Mais informações sobre a atividade AQUI.

Programação:

07/11/2019 (quinta-feira)

• 9h30 – Abertura do evento
    • Local: Auditório CCJ
  • 10h-12h – Artes e Linguagens: apresentação de trabalhos de estudantes e da Licenciatura Intercutural Indígena
    • Local: Auditório CCJ
  •  14h – Mesa-redonda: Linguagens e línguas indígenas: formas de expressão e resistência
    • Dr Nanblá Gakran (Licenciatura Indígena UFSC – Laklãnõ/Xokleng)
    • Dra Márcia Nascimento (Licenciatura Indígena UFSC – Kaingang)
    • Ms. José Benites (Licenciatura Indígena UFSC – Guarani)
    • Local: Sala 002 CCJ

08/11/2019 (sexta-feira)

• 10h-12h – Conhecimento Ambiental e suas Linguagens:  apresentação de trabalhos de estudantes e da Licenciatura Intercutural Indígena
    • Local: Sala Drummond (CCE, Bloco B)
  • 14h – Mesa redonda Línguas, justiça e direitos linguísticos
    • Hiral Moreira (advogado e defensor dos direitos indígenas)
    • Dra Silvana Aguiar (PGET-UFSC)
    • Dr. Ricardo Nascimento (UFS)
    • Local: Sala Drummond (CCE, Bloco B)

Apoio: Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFSC), Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica (UFSC), Grupo de Políticas Linguísticas Críticas (UFSC).

Evento gratuito

Tags: 2019GUARANIII SEMINÁRIO DE LÍNGUAS INDÍGENAS DO SUL DA MATA ATLÂNTICAInscrições abertasKAINGANG. XOKLENGLÍNGUAS INDÍGENASLINGUÍSTICA