Projeto Rondon na UFSC seleciona estudantes interessados em participar da Operação Julho/2020

15/10/2019 15:25

A Coordenação do Projeto Rondon na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convida estudantes de graduação e professores da universidade para a reunião de seleção de rondonistas, que será realizada no dia 17 de outubro, quinta-feira, às 12 horas, na Sala Goiabeira do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O objetivo é selecionar estudantes interessados em participar da Projeto Rondon: Operação de Julho de 2020, que será realizada em municípios do estado da Bahia.

Estudantes da UFSC durante “Operação Tocantins”, do Projeto Rondon, em 2017.

A presença na reunião do dia 17 é obrigatória apenas para os estudantes do Campus Florianópolis da UFSC. Os alunos dos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville deverão realizar a inscrição e enviar o trabalho escrito para o e-mail  até as 12 horas do dia 17 de outubro.

Documentos necessários para a seleção:

• Formulário de Inscrição On-line
  • Entrega de trabalho escrito no dia da reunião se seleção (17/10):
    • Contextualização sobre o território em que será desenvolvida à operação;
    • Duas propostas de ações abrangidas dentro das áreas temáticas.

Todas as informações estão disponíveis na página Projeto Rondon na UFSC.

Projeto Rondon na UFSC

Em julho deste ano uma equipe composta por oito estudantes e duas professoras da UFSC embarcou para a Operação João de Barro, realizada em dez municípios do Piauí. Essa foi a 29ª participação de uma equipe da UFSC no Projeto Rondon.

O Projeto, coordenado pelo Ministério da Defesa, estabelece que suas regiões prioritárias de atuação são aquelas com maiores índices de pobreza e exclusão social, bem como áreas isoladas do território nacional e que necessitem de maior aporte de bens e serviços. Por essa razão, a Diretriz Estratégica do Projeto Rondon prioriza as regiões Norte e Nordeste do país. Ao todo, já participaram cerca de 20.090 rondonistas em 155 operações. A previsão dessa vez é que 440 rondonistas participem do Projeto, distribuídos nas operações Vale do Acre, no Acre, e João de Barro, no Piauí.

IMPORTANTE:

A) OS REQUISITOS BÁSICOS PARA SE CANDIDATAR A UMA VAGA NO CONCORRIDO PROCESSO

• Ser aluno de graduação da UFSC e estar cursando a segunda metade do curso, com preferência para os últimos semestres;
  • Ter ótimo currículo (histórico, IAA, estágios, monitorias etc.);
  • Ter disponibilidade de horário para elaborar e realizar o projeto.

B) REUNIÃO DE SELEÇÃO

• Presença obrigatória para estudantes do Campus Trindade (Florianópolis);
  • Estudantes de outros campi (Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville) a presença não é obrigatória, porém deverão realizar a inscrição e enviar o trabalho escrito por e-mail (projeto.rondon@contato.ufsc.br), até o horário da referida reunião seletiva.
    (ATÉ ÀS 12h00 DO DIA 17/10/2019).

C) CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO ON-LINE;

• Entrega do Trabalho Escrito;
  • Avaliação do Trabalho Escrito, considerando: Qualidade; Relevância; Clareza.

Exemplo de proposta:

BANHEIRO ECOLÓGICO: UMA SOLUÇÃO SUSTENTÁVEL PARA FAMÍLIAS E AGRICULTORES

Justificativa: A Lei nº 11.445/2007 estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico, e é baseada nos princípios de universalização do acesso ao saneamento básico e adoção de métodos e técnicas que levem em consideração as peculiaridades locais. Deste modo, o banheiro ecológico é uma solução de baixo custo e sustentável por não utilizar água e rede coletora de esgoto.

Objetivo: Mostrar a importância do tratamento de efluentes sanitários e introduzir uma solução sustentável e de baixo custo para a falta de rede coletora de esgoto de regiões carentes do estado do xxxx.

Metodologia empregada: Roda de conversa com apresentação dos conceitos e oficina prática para a construção de um banheiro modelo para a comunidade.

Público-alvo: Agricultores locais, associação de moradores, educadores e multiplicadores.
Retorno esperado para a comunidade: Contribuir para uma destinação correta de efluentes sanitários, evitando a contaminação de corpos hídricos e lençol freático e auxiliando na prevenção de doenças.

Recursos necessários: Assento de vaso sanitário com tampa, sem frestas e com segregador de urina, duas bombonas de 60 litros, chapa de alumínio fina, lona preta, tubo de PCV, tela anti-insetos, baldinho, lixeira, serragem, folhas secas, papel picado, cinzas, cal, madeira e materiais de construção para o banheiro.

Carga horária: Três módulos de 3h.

Turno: Matutino e/ou vespertino.

Dinâmica da atividade: Introduzir dos conceitos envolvidos no saneamento básico e sua importância na saúde, além de explicar o funcionamento do banheiro ecológico.

Coordenador do Projeto Rondon na UFSC:

Prof. Alcides Milton da Silva

E-mail: alcides.milton@ufsc.br

Departamento de Saúde Pública (SPB)
Centro de Ciências da Saúde (CCS)

Tags: BahiaOperação de Julho de 2020Projeto RondonProjeto Rondon 2019RondonUFSC