Atividades do PIBID Diversidade 2014

Abaixo disponibilizamos o acesso às produções realizadas pelos licenciandos em Educação do Campo, professores e alunos das Escolas vinculados ao PIBID Diversidade. Para facilitar o acesso, as produções estarão separadas por turmas:

Produções 2014 – Turma 2

  1. Cartilha sobre produção e consumo de leite e derivados – Município de Descanso;
  2. Quadrinhos “A produção de energia elétrica em Santa Rosa de Lima e as implicações no Rio Braço do Norte“;
  3. Participação de licencianda e alunos da Ensino Médio em Rádio local de Santa Rosa de Lima;

 

Produções 2014 – Turma 3

Produção de Material Didático:

  1. Banner sobre Erva Mate – Município de Irineópolis;
  2. Banner sobre Abordagem Agroecológica na Escola – Município de Bela Vista do Toldo;
  3. Banner sobre o Projeto Incentivo à Leitura – Município de Timbó Grande;
  4. Banner sobre Estudo da Biodiversidade no Planalto Norte – Município de Major Vieira;
  5. Banner sobre Leitura e Experimentação – Município de Major Vieira.

Produção Bibliográfica:

  1. VISNIÉVSKI, J.; SILVA, A. K. da; LIMA, H. A. de; RAFALSKI, J.; BRITTO, N. S. Formação de professores por área de conhecimento: inter-relações entre a experiência docente, a realidade de estudantes do campo e abordagem interdisciplinar. in: V Encontro Nacional de Eensino de Biologia e Ciências, USP, São Pauço, de  8 a 11/09/2014.
  2. ULBRICH, R. J.; SAMPAIO, D. M.; ULBRICH, R.; BRITTO, N. S.; SOBZAK, E. Plantas medicinais na escola – um incentivo ao diálogo entre pibid diversidade, ciências da natureza e saberes populares. in: V Encontro Nacional de Eensino de Biologia e Ciências, USP, São Pauço, de  8 a 11/09/2014.
  3. COLAÇO, J.; PAITER, R. J.; SAGAZ, S. M. M. Erva-mate: estudo da biodiversidade do planalto norte catarinense em uma perspectiva interdisciplinar de trabalho com a realidade dos estudantes. In: Atas III Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, novembro de 2014. Disponível em:<http://sfpp.paginas.ufsc.br/files/2014/12/Erva-mate-Joslaine-Cola%C3%A7o.pdf>. Acesso em 05 de fev. de 2015.
  4. CIPOLATTO, A. M.; ESPEZIM, J. Pinus Eliotii: uma perspectiva ou uma preocupação. In: Atas III Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, novembro de 2014. Disponível em:<http://sfpp.paginas.ufsc.br/files/2014/12/PINUS-ELIOTII-Ana-Cipolatto.pdf>. Acesso em 05 de fev. de 2015.
  5. SANTOS, P. R.; PEREIRA, E.; CIPOLATTO, A. M. Projeto pibid de incentivo à leitura: a importância do uso de materiais paradidáticos em sala. In: Atas III Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, novembro de 2014. Disponível em:<http://sfpp.paginas.ufsc.br/files/2014/12/PROJETO-PIBID-DE-INCENTIVO-%C3%80-LEITURA.pdf>. Acesso em 05 de fev. de 2015.
  6. SILVA, A. K. da; CORDEIRO, E. A.; CARDOSO, C. L; RAFALSKI, J.; GUEDES, M. Revista ciência hoje das crianças e pibid diversidade: uso de materiais diversificados para aprofundamento dos conhecimentos científicos escolares de ciências da natureza. In: Atas III Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, novembro de 2014. Disponível em:<http://sfpp.paginas.ufsc.br/files/2014/12/REVISTA-CI%C3%8ANCIA-HOJE-DAS-CRIAN%C3%87AS-E-PIBID-DIVERSIDADE-Alexandra-Kelmer-da-Silva.pdf>. Acesso em 05 de fev. de 2015.
  7. SILVA, A. K. da; CORDEIRO, E. A.; CARDOSO, C. L; RAFALSKI, J.; GUEDES, M. Revista ciência hoje das crianças e pibid diversidade: uso de materiais diversificados para aprofundamento dos conhecimentos científicos escolares de ciências da natureza. In: Atas III Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, novembro de 2014. Disponível em:<http://sfpp.paginas.ufsc.br/files/2014/12/REVISTA-CI%C3%8ANCIA-HOJE-DAS-CRIAN%C3%87AS-E-PIBID-DIVERSIDADE-Alexandra-Kelmer-da-Silva.pdf>. Acesso em 05 de fev. de 2015.
  8. ULBRICH, R. A importância do estudo da realidade dos alunos em sala de aula – uma experiência de estágio numa escola pública em Mafra/SC. In: Atas III Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, novembro de 2014. Disponível em:<http://sfpp.paginas.ufsc.br/files/2014/12/A-import%C3%A2ncia-do-estudo-da-realidade-dos-alunos-em-sala-Rubiane-Ulbrich.pdf>. Acesso em 05 de fev. de 2015.
  9. PECHIBILSKI, T. B. Cotidiano escolar: uma reflexão a partir de uma prática docente. In: Atas III Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, novembro de 2014. Disponível em:<http://sfpp.paginas.ufsc.br/files/2014/12/Cotidiano-Escolar-Tiago-Becker.pdf>. Acesso em 05 de fev. de 2015.
  10. PSCHEIDT, R.; GIRALDI, M. Realidade dos alunos e interdisciplinariedade, necessário trabalhar, porem difícil implementar!. In: Atas III Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, novembro de 2014. Disponível em:<http://sfpp.paginas.ufsc.br/files/2014/12/EDUCACAO-NO-CAMPO-COMUNICACAO-REALIDADE-DOS-ALUNOS-E-INTERDISCIPLINARIDADE.pdf>. Acesso em 05 de fev. de 2015.
  11. LIMA, H. A. de; VISNIÉVSKI, J.; MIERNITSKI, J. Estudo da biodiversidade do planalto norte catarinense: resignificações de espaços públicos do município de major vieira em práticas educativas escolares desenvolvidas pelo pibid diversidade. In: Atas III Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, novembro de 2014. Disponível em:<http://sfpp.paginas.ufsc.br/files/2014/12/ESTUDO-DA-BIODIVERSIDADE-DO-PLANALTO-CATARINENSE-Henrique-Alves-de-Lima.pdf>. Acesso em 05 de fev. de 2015.
  12. SERENISKI, A. de A. G. Interdisciplinariedade: possibilidades e dificuldades no trabalho/estágio de ensino fundamental nas aulas de ciências da natureza e matemática. In: Atas III Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, novembro de 2014. Disponível em:<http://sfpp.paginas.ufsc.br/files/2014/12/INTERDISCIPLINARIEDADE-POSSIBILIDADES-E-DIFICULDADES.pdf>. Acesso em 05 de fev. de 2015.
  13. SAMPAIO, D. M.; GIRALDI, M. Investigação temática: a realidade dos estudantes do campo norteando o ensino de ciências da natureza e matemática. In: Atas III Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, novembro de 2014. Disponível em:<http://sfpp.paginas.ufsc.br/files/2014/12/INVESTIGACAO-TEMATICA-A-REALIDADE-DOS-ESTUDANTES-DO-CAMPO-Debora-Sampaio.pdf>. Acesso em 05 de fev. de 2015.
  14. RAFALSKI, J.; STRAGLIOTTO, M.. Modernização da agricultura: interdisciplinaridade e a realidade de estudantes do campo. In: Atas III Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, novembro de 2014. Disponível em:<http://sfpp.paginas.ufsc.br/files/2014/12/Moderniza%C3%A7%C3%A3o-da-agricultura-Josiane-Rafalski.pdf>. Acesso em 05 de fev. de 2015.
  15. EICHNIGER, M. A. F.; GIRALDI, M. O espaço escolar além da sala de aula. In: Atas III Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, novembro de 2014. Disponível em:<http://sfpp.paginas.ufsc.br/files/2014/12/O-ESPA%C3%87O-ESCOLAR-AL%C3%89M-DA-SALA-DE-AULA-.pdf>. Acesso em 05 de fev. de 2015.
  16. SCHIESSL, J. A.; BRITTO, N. S. O exercício de uma abordagem temática articulada aos conhecimentos escolares pré-determinados. In: Atas III Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, novembro de 2014. Disponível em:<http://sfpp.paginas.ufsc.br/files/2014/12/O-EXERC%C3%8DCIO-DE-UMA-ABORDAGEM-TEM%C3%81TICA-Jo%C3%A3o-Adoilso-Schiessl.pdf>. Acesso em 05 de fev. de 2015.
  17. VISNIÉVSKI, J. das G.; BRITTO, N. S. Os três momentos pedagógicos e a interdisciplinaridade – possibilidades de aproximações a realidade de estudantes do campo. In: Atas III Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, novembro de 2014. Disponível em:<http://sfpp.paginas.ufsc.br/files/2014/12/OS-TR%C3%8AS-MOMENTOS-PEDAG%C3%93GICOS-.pdf>. Acesso em 05 de fev. de 2015.
  18. SANTOS, P. R. dos. Reflexões entre a teoria e a prática: a importância do estágio na formação docente. In: Atas III Simpósio Formação de Professores e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, novembro de 2014. Disponível em:<http://sfpp.paginas.ufsc.br/files/2014/12/Reflex%C3%B5es-entre-a-Teoria-e-a-Pr%C3%A1tica-Priscila-Ruth-dos-Santos.pdf>. Acesso em 05 de fev. de 2015.

 

Produções 2014 – Turma 5

  1. Plano de ações – Município Caçador
  2. Relatório – Município Caçador
  3. Plano de ações – Município Curitibanos
  4. Relatório – Município Curitibanos
  5. Plano de ações – Município Fraiburgo
  6. Relatório – Município Fraiburgo
  7. Plano de ações – Município Lébon Regis
  8. Relatório – Município Lébon Regis
  9. Plano de ações – Município Salto Veloso
  10. Relatório – Município Salto Veloso
  11. Plano de ações e relatório – Município Frei Rogério
  12. Plano de ações e relatório – Município de Timbó – (DIAGNÓSTICO TG-NOVO)

Produção Bibliográfica:

CORREA, A. J. Alfabetização científica e a percepção das dimensões da realidade no ensino escolar. in: Atas XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/sys/resumos/T1024-1.pdf>.