EDC 1403 Estado e Políticas de Educação do Campo I – Carga Horária: 36

1. EMENTA
    1. Campo e Educação no Brasil: questões introdutórias. O Movimento por uma Educação do Campo: história e desenvolvimento. Políticas e programas de Educação do Campo.
  2. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
    1. CALAZANS, M. J. C. Espaços de tecnologia, trabalho e educação e as práticas sociais dos trabalhadores no campo. Contexto & Educação, Ijui, v.6, n.23 , p. 26-37, jul./set. 1991.
    2. ROMANELLI, O. O. História da educação no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2007.
    3. SOUZA, M. A. Educação e Movimentos Sociais do Campo: a produção do conhecimento no período de 1987 a 2007. Curitiba: Editora da UFPR, 2010.
    4. THERRIEN, J. e DAMASCENO, M. N. Educação e Escola no Campo. Campinas:Papirus, 1993.
    5. MUNARIM, Antonio. Educação e esfera pública na Serra Catarinense: a experiência política do Plano Regional de Educação. Florianópolis: UFSC, CED, NUP, 2000. 375p. (Teses NUP 4) ISBN 8587103040
    1. ANTUNES-ROCHA, M. I. e HAGE, S. M. Escola de Direito: Reinventado a Escola Multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
    2. ANTUNES-ROCHA, M. I. e MARTINS, A. A. Educação do Campo: desafios para a formação de professores, 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
    3. ARROYO, M., CALDART, R. E MOLINA. (org.) Por uma Educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.
    4. BENJAMIN, C. e CALDART, R. S. (orgs). Projeto Popular e Escolas do Campo.Coleção Por Uma Educação Básica do Campo, nº 3. 2 ed. Brasília: UnB, 2001.
    5. ARROYO, M. G.; FERNANDES, B. Mançano (orgs). A Educação Básica e o KOLLING, E. J.; Ir. NERY e MOLINA, M. C. (orgs). Por uma Educação Básica do Campo. Coleção Por Uma Educação Básica do Campo, nº 1. Brasília: UnB, 1999.
    6. KOLLING, E. J.; CERIOLI, P. R. e CALDART, R. S. (Orgs.). Educação do campo: identidade e políticas públicas. Coleção Por uma Educação do Campo, nº 4. Brasília: Articulação Nacional Por uma Educação do Campo, 2002.
    7. LEITE, S.C. Escola Rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2002.
    8. FONEC. Carta de criação do Fórum Nacional de Educação do Campo. Brasília, 17 de agosto de 2010. (mimeo).
    9. MOLINA, M. C.; JESUS, S. M. S. A. (orgs.) Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Coleção por uma Educação do Campo, nº 5. Brasília: Articulação Nacional Por uma Educação do Campo, 2004.