EDC 1408 Fundamentos MTM – Carga Horária: 54

EDC 1408 Fundamentos MTM – Carga Horária: 54

  1. EMENTA Conceitos básicos de Matemática – álgebra, número e funções; geometria e medidas; e análise de dados – mobilizados na Educação Básica, considerando o contexto e a realidade das escolas do campo e as possibilidades de interações com as outras áreas do saber.
  2. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
    1. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: DF MEC, SEF 1997. v.3.
    2. D’AMBROSIO, U. Educação Matemática – da teoria à prática. Coleção Perspectivas em Educação Matemática.Campinas, SP: Papirus, 1996. DANTE, L. R. Tudo é matemática -6º, 7º, 8º e 9º ano. 3 ed. São Paulo: Ática, 2009.
    3. DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar 9. São Paulo: Atual, 2006.
    4. IEZZI, Gelson (et al). Fundamentos de Matemática Elementar 3. São Paulo: Atual, 2006. IEZZI, Gelson; HAZZAN, Samuel. Fundamentos de Matemática Elementar 4. São Paulo: Atual, 2006.
    5. KNIJNIK, G. (et al). Etnomatemática em Movimento. São Paulo: Autêntica, 2012.
    6. MONTEIRO, A. e JUNIOR, G. P. A Matemática e os Temas Transversais. São Paulo: Moderna, 2001.
    7. MONTEIRO, A. e JUNIOR, G. P. A Matemática e os Temas Transversais. São Paulo: Moderna, 2001.
  3. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
    1. CENTURÍON, Marília Ramos; JAKUBOVIC, José. Matemática: Teoria e Contexto – 6º, 7º, 8º e 9º ano. 1 ed. Saraiva, 2012.
    2. GARBI, G. O romance das equações algébricas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007.
    3. RICKLEFS, R. E. A Economia da Natureza. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
    4. VIANNA, Carlos Roberto. (Orgs.). Formação do Professor de Matemática: reflexões e propostas. Santa Cruz do Sul: Editora IPR, 2012. p. 333- 362.
    5. SBPC. Tempo e Espaço. Ciência Hoje na Escola, nº 7. Rio de Janeiro: Ciência Hoje, 1999.
    6. SBPC. Matemática Por quê e Para quê. Ciência Hoje na Escola, nº 8. Rio de Janeiro: Ciência Hoje, 1999.