EDC 1417 Estudo orientado de estágio e seminário socialização VII – Carga Horária: 54

EDC 1417 Estudo orientado de estágio e seminário socialização VII – Carga Horária: 54

1. Estudos e sistematização em forma de artigo/relato sobre a experiência do Estágio Docência no Ensino Médio.
    1. CARVALHO, A. M. P. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Questões da nossa época; v. 28). CECCA. Uma cidade numa ilha. Florianópolis: Insular, CECCA, 1997
    2. DELIZOICOV, D. Didática geral. 3ª Ed. Florianópolis: UFSC/EAD/CED/CFM, 2012.
    3. DELIZOICOV, D.; PERNANBUCO, M. M.; ANGOTI, J. A. Aluno: sujeito do conhecimento. In: DELIZOICOV, D.; PERNANBUCO, M. M.; ANGOTI, J. A. Educação em Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. (pp. 255-298).
    4. DELIZOICOV, D.; PERNANBUCO, M. M.; ANGOTI, J. A. Escola, currículo e ensino de ciências. In: DELIZOICOV, D.; PERNANBUCO, M. M.; ANGOTI, J. A. Educação em Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. (pp. 255-298).
    5. MINNER, H, H. O Ritual do Corpo entre os Nacirema. In: American Anthropologist, vol. 58 (1956), pp. 503 – 507.
    6. MOCROSKY, Luciane Ferreira; KALINKE, Marco Aurélio; ESTEPHAN, Violeta Maria. A prática como componente curricular na formação inicial do professor de Matemática: em busca de compreensões. In: CURY, Helena Noronha; VIANNA, Carlos Roberto. (Orgs.). Formação do Professor de Matemática: reflexões e propostas. Santa Cruz do Sul: Editora IPR, 2012. p. 333- 362.
    7. SILVA, A. F. G. A perspectiva freireana de formação na práxis da educação popular crítica. in: SILVA, A. F. G. A busca do tema gerador na práxis da educação popular. Curituba: Editora Gráfica Popular, 2007.
    1. BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª séries – Ciências Naturais. Brasília: MEC/Sef, 1998.
    2. BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – 5ª a 8ª séries – Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
    3. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. PCN+ Ensino Médio (Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias) Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasilia, 2002 acesso em 01/03/2009.
    4. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectivas. Várias edições. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de janeiro: Paz e terra, 1987.
    5. PONTUSCHKA, N. N. Ousadia no Diálogo: Interdisciplinaridade na Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1993.
    6. PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO. Movimento de Reorientação Curricular. Caderno 1, 2 e 3. 1992.