EDC 1421 Infância e juventude no e do campo I – Carga Horária: 36

EDC 1421 Infância e juventude no e do campo I – Carga Horária: 36

  1. EMENTA
    1. A vida das crianças e jovens do campo e problemas sociais: do trabalho infantil ao êxodo rural jovem. As relações intrínsecas entre educação de crianças e jovens na constituição do ser genérico.
  2. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
    1. ABRAMO, A. W. e BRANCO, P. P. M. Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2005.
    2. ARIÈS P. História Social da Criança e da Família. 2a Ed., Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
    3. AUED, B.W. e VENDRAMINI, C.R. et.all. Trabalho Infantil na indústria e na agricultura (em Santa Catarina no contexto brasileiro). Florianópolis: Insular, 2009.
    4. CASTRO, Elisa G. Processos de Construção da categoria juventude rural como ator político:participação, organização e identidade social. 26ª. Reunião Brasileira de Antropologia, Porto Seguro, 2010. Disponível em http://www.abant.org.br/conteudo/ANAIS/CD_Virtual_26_RBA/grupos_de_trabalho/trabalhos/ GT%2010/Elisa%20Guaran%C3%A1%20de%20Castro.pdf.
    5. COHN, C. Noções sociais de infância e desenvolvimento infantil.In: Cadernos de Campo, no 9, São Paulo, 2001. Disponível em http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/53068
    6. COHN, C. Crescendo como um Xikrin. In: Revista de Antropologia,no2, São Paulo, 2000. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034- 77012000000200009.
    7. STROPASOLAS, Valmir Luiz, O Mundo rural no horizonte dos jovensǁ. Florianópolis: Edufsc, 2006.
  3. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
    1. AUED, B.; PAULILO, M. I. (org.) Agricultura familiar. Florianópolis, Insular, 2004. (pp. 109-132, 153-170).
    2. ENGELS, Frederic. O Papel do Trabalho na Transformação do Macaco em Homem. São Paulo: Global, 1990.
    3. LESSA, Sérgio. Mundo dos homens: trabalho e ser social. São Paulo: Boitempo, 2002. (Cap.II, pp.49-68).
    4. ___. Para compreender a ontologia de Lukács. 3aed. Ijui: Unijui, 2007. (cap. IV, pp. 75-104). LEAKEY, R. A origem da espécie humana. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
    5. MANACORDA, Mário Alighiero. Marx: e a Pedagogia Moderna. Campinas: Editora Alínea, 2007. (pp.77-94).
    6. PEREIRA, A.M.N.M. A sociedade das crianças A?UWE-Xavante: por uma antropologia da criança. Mestrado, USP, 1997.
    7. SAVIANI, Dermeval. Educação: do Senso Comum à consciência Filosófica. 14a ed. Campinas: Autores Associados, 2002.
    8. SCHNEIDER S. AGRICULTURA E TRABALHO INFANTIL: uma apreciação crítica do estudo da OIT. Porto Alegre: FETAG, 2005.
    9. VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e Linguagem. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
    10. VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A Formação Social da Mente.6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.