EDC 1425 Fundamentos das Ciências da Natureza e Matemática na Educação Básica para Escolas do Campo III – Carga Horária: 108

EDC 1425 Fundamentos das Ciências da Natureza e Matemática na Educação Básica para Escolas do Campo III – Carga Horária: 108

  1. EMENTA
    1. A História das Ciências da Natureza e da Matemática nos processos de construção dos conhecimentos científicos integradores do eixo temático “Energia solar, terra e agricultura” relacionado ao estudo das realidades do/no campo.
  2. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
    1. ATKINS, P. W.; JONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. xxii, 922 p. ISBN 9788540700383.
    2. CHANG, Raymond. Química geral: conceitos essenciais. 4. ed. São Paulo: McGraw Hill, Bookman, c2006. xx, 778 p.
    3. IEZZI, Gelson; MURAKAMI, Carlos. Fundamentos de Matemática Elementar 1. São Paulo: Atual, 2004.
    4. IEZZI, Gelson; HAZZAN, Samuel. Fundamentos de Matemática Elementar 4. São Paulo: Atual, 2006.
    5. RESNICK, Robert; HALLIDAY, David. Fisica. 4. ed. rev. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1983-1984.
    6. BROWN, Theodore L.; LEMAY, H. Eugene; BURSTEN, Bruce Edward. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. xviii, 972 p.
  3. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
    1. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: DF MEC, SEF 1997. v.3.
    2. BROWN, Theodore L.; LEMAY, H. Eugene; BURSTEN, Bruce Edward. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. xviii, 972 p.
    3. D’AMBROSIO, U. Educação Matemática – da teoria à prática. Coleção Perspectivas em Educação Matemática.Campinas, SP: Papirus, 1996.
    4. HEWITT, P. G, Física Conceitual. 9 a Edição. Porto Alegre: Bookman, 2009.
    5. MONTEIRO, A. e JUNIOR, G. P. A Matemática e os Temas Transversais. São Paulo: Moderna, 2001.
    6. STONE, Michael; BARLOW, Zenobia. Alfabetização Ecológica: A educação das crianças para um mundo sustentável. Tradução Carmen Fischer. São Paulo: Ed. Cultrix, 2006.
    7. VIANNA, Carlos Roberto. (Orgs.). Formação do Professor de Matemática: reflexões e propostas. Santa Cruz do Sul: Editora IPR, 2012. p. 333- 362.
  4. Periódicos:
    1. Revista Ciência Hoje – SBPC/RJ – http://www.cienciahoje.org.br/
    2. Revista Ciência Hoje das Crianças – SBPC/RJ – http://chc.org.br/