EDC 1426 Fundamentos das Ciências da Natureza e Matemática na Educação Básica para Escolas do Campo IV – Carga Horária: 90

EDC 1426 Fundamentos das Ciências da Natureza e Matemática na Educação Básica para Escolas do Campo IV – Carga Horária: 90

  1. EMENTA
    1. Produção da ciência, ética e cidadania. Interlocuções conceituais advindas da área das Ciências da Natureza e Matemática para compreensão da realidade orientada pelo eixo integrador: “Meios de Produção e trabalho no campo”.
  2. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
    1. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: DF MEC, SEF 1997. v.3. (12).
    2. CHANG, Raymond. Química geral: conceitos essenciais. 4. ed. São Paulo: McGraw Hill, Bookman, c2006. xx, 778 p. ISBN 8586804983.
    3. DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar 9. São Paulo: Atual, 2006. (11)
    4. IEZZI, Gelson (et al). Fundamentos de Matemática Elementar 3. São Paulo: Atual, 2006. (25)
    5. KOTZ, John C.; TREICHEL, Paul. Química geral e reações químicas. São Paulo (SP): Cengage Learning, 2010- v. ISBN 9788522106912 (v.1)
    6. RESNICK, Robert; HALLIDAY, David; KRANE, Kenneth S. Fisica 2. 5. ed. -. Rio de Janeiro: LTC, 2003.
    7. RICKLEFS, R. E. A Economia da Natureza. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
  3. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
    1. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: DF MEC, SEF 1997. v.3.
    2. BROWN, Theodore L.; LEMAY, H. Eugene; BURSTEN, Bruce Edward. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. xviii, 972 p. ISBN 8587918427.
    3. D’AMBROSIO, U. Educação Matemática – da teoria à prática. Coleção Perspectivas em Educação Matemática.Campinas, SP: Papirus, 1996.
    4. GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 3: Eletromagnetismo/GREF. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1991.
    5. HEWITT, P. G, Física Conceitual. 9 a Edição. Porto Alegre: Bookman, 2009.
    6. MONTEIRO, A. e JUNIOR, G. P. A Matemática e os Temas Transversais. São Paulo: Moderna, 2001.
    7. VIANNA, Carlos Roberto. (Orgs.). Formação do Professor de Matemática: reflexões e propostas. Santa Cruz do Sul: Editora IPR, 2012. p. 333- 362.
  4. Periódicos:
    1. Revista Ciência Hoje – SBPC/RJ – http://www.cienciahoje.org.br/
    2. Revista Ciência Hoje das Crianças – SBPC/RJ – http://chc.org.br/