EDC 1430 Pesquisa I – Carga Horária: 36

EDC 1430 Pesquisa I – Carga Horária: 36

  1. EMENTA
    1. Estudos sobre as principais teorias do conhecimento e seus desdobramentos para a pesquisa: Positivismo, Fenomenologia, Materialismo Histórico Dialético, Teoria Crítica, Pós-modernidade. Habilidades e atitudes investigativas necessárias para a pesquisa: sistematização científica desde o interesse e a procura pela temática a ser investigada, passos metodológicos de um projeto de pesquisa.
  2. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
    1. SAVIANI, Dermeval.Educação: do Senso Comum à Consciência Filosófica. 14 ed. Campinas: Autores Associados, 2002.
    2. SEVERINO, Antônio J.. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Ed. Cortez, 1985.
    3. TRIVIÑOS, Augusto N.S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
  3. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
    1. ANDERY, Maria Amália. et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 10 ed.Rio de Janeiro: Espaço e Tempo. São Paulo: EDUC, 2001.
    2. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa Participante. São Paulo: Brasiliense. Várias edições.
    3. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectivas. Várias edições.
    4. MINAYO, O. M. C. S. (org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petropólis, RJ: Vozes. 1994.
    5. MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2004.