EDC 1433 Laboratório II – Carga Horária: 54

EDC 1433 Laboratório II – Carga Horária: 54

  1. EMENTA
    1. As diferentes iniciativas didático-metodológicas enquanto subsídios formativos para o exercício da docência na área de Ciências da Natureza (CN) e Matemática (MTM) no Ensino Médio. Análise e Produção de materiais de apoio pedagógico afinados com os estudos teóricometodológicos e direcionados ao estágio.
  2. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
    1. D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática – da teoria à prática.Coleção Perspectivas em Educação Matemática.Campinas, SP: Papirus, 1996.
    2. DELIZOICOV, D. et ANGOTTI, J.A. Metodologia do Ensino de Ciências Coleção Magistério de 2º. Grau. Série Formação do Professor; São Paulo, Cortez 1990.
    3. LIMA, Maria E. C. de C.; JUNIOR, Orlando G. de A.; BRAGA,, Selma A. de M. Aprender Ciências: um mundo de materiais (livro do professor). Belo Horizonte, Ed. UFMG/ INEP, 1999.
    4. SEARA, Izabel C. [et al] (orgs). Práticas pedagógicas e estágios: diálogos com a cultura escolar. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2008. TAHAN, Malba. Antologia da Matemática. São Paulo: Saraiva, 1961 2 v.
    5. MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra E; FERREIRA, Marcia S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos.São Paulo: Cortez, 2009.
  3. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
    1. BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – 5ª a 8ª séries – Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
    2. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC / SEF, 1998.
    3. GIL-PÉREZ, Daniel; CARVALHO, Ana M. P. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 1993.
    4. ZASLAVSKY, Claudia. Jogos e atividades matemáticas do mundo inteiro. Porto Alegre: Artmed, 2000.
    5. ZUNINO, Delia Lerner. A Matemática na Escola: aqui e agora. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.