EDC 1439 Organização dos processos educativos I – Carga Horária: 54

EDC 1439 Organização dos processos educativos I – Carga Horária: 54

  1. EMENTA
    1. Organização dos processos educativos na educação básica e demais espaços educativos. A gestão democrática como princípio pedagógico. O projeto político pedagógico: estrutura e sujeitos. A coordenação político-pedagógica da escola.
  2. Bibliografia Básica
    1. APPLE, Michael. Consumindo o outro: branquidade, educação e batatas fritas baratas. In: COSTA, Marisa V. Escola Básica na virada do século, 3ed., SP: Cortez Editora, 2002.
    2. ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000.
    3. BOURDIEU, P. Os excluídos do interior. In: PEREIRA, L. et al. Educação e Sociedade: leituras de sociologia da educação. SP: Educação Nacional. 1978
    4. BRASIL. Lei 9394 – LDB – Lei das Diretrizes e Bases da Educação, de 20 de dezembro de 1996. BRASIL: Lei 5692/71 – LDB – Lei das Diretrizes e Bases da Educação, de 20 de dezembro de 1971.
    5. CARDOSO, Terezinha Maria, Organização escolar. – 1. ed. e 1. reimpr. – Florianópolis: BIOLOGIA/EAD/UFSC, 2010.
    6. CURY, C. R. J. A educação básica no Brasil. In: EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, Campinas: CEDES, v.23, n.80, set. 2002. DISPONÍVEL EM: http://www.cedes.unicamp.br
    7. DAVIS, Cláudia. et al Gestão da escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro:DP&A, 2002.
    8. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996
    9. FREIRE, Madalena. Vida de grupo e construção da aula. Cadernos Pedagógicos
    10. HORTA, José. S. B. Direito a educação e obrigatoriedade escolar. Cadernos de Pesquisa, Fundação Carlos Chagas, n. 104, jul.1998.
    11. PARO, Vitor H. Gestão democrática da escola pública.Série Educação em Ação. SP: Ática 3ªed. 2000
    12. SHIROMA, Eneida O. Política Educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
    13. VEIGA, Ilma P. A. (org.) Quem sabe faz a hora de construir o projeto-político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus,2007
  3. Bibliografia Complementar
    1. COMPARATO, Fábio K. O princípio da igualdade e a escola. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, n.104, jul. 1998. DISPONÍVEL EM: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0100-15741998000200004&script=sci_arttext
    2. CURY, C. R. J. A educação básica no Brasil. In: Educação e Sociedade, Campinas:CEDES, v.23, n.80, set. 2002.
    3. FERRARO, Alceu R. Da universalização do acesso à escola no Brasil. Educação e Sociedade, ano XXIII, n79, ago. 2002
    4. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, set/out/nov/dez, 1999, nº12
    5. SHIROMA, Eneida Oto; CAMPOS, Roselane de Fatima; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos. Perspectiva: Revista do Centro de Ciências da E ducação, Florianópolis, v. 23, n. 2 , p. 427-446, jul./dez. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/download/…/9307
    6. SORATTO, Lúcia. & OLIVIER-HECKLER, Cristiane. Ofício de educador. In: CODO, Wanderley (org.) Educação: carinho e trabalho – Burnout, a síndrome da desistência do educador, que pode levar à falência da educação. Petrópolis: Vozes/Brasília, CNTE e UNB, 1999.