EDC 1440 Organização dos processos educativos II – Carga Horária: 54

EDC 1440 Organização dos processos educativos II – Carga Horária: 54

  1. EMENTA:
    1. Os processos de organização curricular; Organização dos tempos e espaços educativos; Os saberes escolares e os processos de inclusão e exclusão. Cotidiano escolar e currículo; Avaliação; Planejamento.
  2. Bibliografia Básica
    1. CARVALHO, M. P. Quem são os meninos que fracassam na escola. Cadernos de Pesquisa, v34, n121, p.11-40, jan/abr. 2004.
    2. CEDES, Cadernos. O professor e o ensino: novos olhares. Ano XIX, n. 44, abr. 1998.
    3. CORTELLA, Mário S. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 2 ed. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 1999. Cap. III.
    4. CUNHA, Maria Isabel. O bom professor e sua prática. 2.ed. Campinas: Papirus, 1992.
    5. DI PIETRO, Maria Clara; GRACIANO, Mariangela. A educação de jovens e adultos no Brasil. São Paulo: Ação Educativa, 2003.
    6. ESTEBAN, Maria Teresa. Educação popular: desafio à democratização da escola pública. Cadernos CEDES, Campinas. V.27,n.71,pp. 9-17, jan/abr.2007.
    7. ESTEBAN Maria Teresa (org.) Escola, currículo e avaliação. SP:Cortez, 2003
    8. __________A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do cotidiano. Rev. Bras. Educ.[online]. 2002, n.19, pp. 129-137. ISSN 1413-2478.
    9. __________Provinha Brasil: desempenho escolar e discursos normativos sobre a infância. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, n. 9, mai/ago. pp.47-56, 2009.
    10. FREITAS, Luiz Carlos de. A internalização da exclusão. Educação e Sociedade, v.23, n.80, Campinas, set. 2002.
    11. LOCK, Jussara. Avaliação Emancipatória. In: SILVA, Luiz E. da. Reestruturação curricular: novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.
    12. MOREIRA, António F. et al. Currículo e produção de identidades. V Colóquio sobre Questões Curriculares. Série Actas 6 Universidade do Minho. Set. 2002
    13. MUNARIM, Antonio et all (orgs.) Educação do Campo: políticas públicas, territorialidades e práticas pedagógicas. Florianópolis: Insular, 2011.
    14. PISTRAK, Moisey, M. (org.). A escola-Comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009 (tradução de Luiz Carlos de Freitas e Alexandra Manerich).
    15. SANTOMÉ, Jurjo T. A instituição escolar e a compreensão da realidade: o currículo integrado. In: SILVA, Luiz E. da. Reestruturação curricular: novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.
    16. SILVA, Tomaz T. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica. 2001.
  3. Bibliografia Complementar
    1. ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel, HAGE, Salomão Mufarrege, Escola de direito: reinventando a escola multisseriada, Belo Horizonte: Autêntica editora, 2010.
    2. CAMARGO, Alzira L. C. O discurso sobre avaliação escolar do ponto de vista do aluno. Revista Faculdade de Educação, v.23, n.1/2, S. Paulo: Jan/dez. 1997.
    3. DAVIS, Claudia, ESPÓSITO, Yara Lúcia, Papel e função do erro na avaliação escolar. Cadernos de Pesquisa, n. 74, pp. 71-75, 1990.
    4. LOPES, Alice Ribeiro Casemiro et all (orgs) Cultura e política de currículo. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2006.
    5. MOREIRA, Antonio Flávio et all, (orgs) Currículo e produção de identidades. Actas do V Colóquio sobre Questões Curriculares. Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho. Porto/Portugal: Porto Editora, set. 2002.
    6. VIEIRA, Vania M. de O. Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, v.6, n.2, pp.149-153, 2002.