EDC 1442 Sujeitos do campo – Carga Horária: 36

EDC 1442 Sujeitos do campo – Carga Horária: 36

  1. EMENTA A constituição histórica dos povos do campo no Brasil. Os sujeitos da Educação do Campo: trabalho, organização, cultura, ambiente, políticas e conflitos. Questões de gênero no campo. Modernização e culturas tradicionais. Diversidade e questões comuns.
  2. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
    1. BUTTO, A.; DANTAS, C.; HORA, K.; NOBRE, M.; FARIA, N. (org.) Mulheres rurais e autonomia: formação e articulação para efetivar políticas públicas nos territórios da cidadania. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2014, 132p.
    2. FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 51. ed. São Paulo: Global, 2006. 727p.
    3. GRANDI, A.B. Relações de gênero em famílias agricultoras em Santa Catarina. IN:PAULILO, M.I.S. e SCHIMIDT, W.(org.) Agricultura e espaço rural em Santa Catarina. Florianópolis: Edufsc, 2003.
    4. GRAZIANO DA SILVA, J.F. O que é Questão Agrária. São Paulo; Brasiliense; 1984. 108 p. (Coleção primeiros passos, 18). Disponível em: http://www.lagea.ig.ufu.br/biblioteca/artigos/O%20Que%20e%20Questao%20Agraria%20- %20Graziano%20da%20Silva.pdf.
    5. HOLANDA, S.B. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
    6. PAULILO, M. I. S. e et.al. Mulher e atividade leiteira: a dupla face da exclusão. IN:PAULILO, M.I.S. e SCHIMIDT, W.(org.) Agricultura e espaço rural em SantaCatarina.Florianópolis:Edufsc, 2003.
    7. RIBEIRO, D. O Povo Brasileiro. São Paulo: Ed. De Bolso, 1995.
    8. STÉDILE, J.P. (org.) A questão agrária no Brasil: o debate tradicional–1500-1960. (Introdução) São Paulo: Expressão popular, 2005.
  3. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
    1. BIANCHETTI, L. e FREIRE, I.M. (org.) Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. São Paulo: Papirus, 1998.
    2. CAMPOS, Nazareno José de; BRANDT, Marlon; CANCELIER, Janete Webler. O espaço rural de Santa Catarina: novos estudos. Florianópolis: Ed. da UFSC, c2013. 207 p..
    3. GRACINDO, R. V. (org.) Educação como exercício de diversidade: estudos em campos de desigualdades sócio-educacionais. Vol. 2, Brasília: líber Livro Ed., 2007.
    4. HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
    5. IANI, O. Origens Agrárias do Estado Brasileiro. São Paulo: Brasiliense, 2004. (PP. 100-191).
    6. MARTINS, José de Souza. Os Camponeses e a Política no Brasil. 2 ed. Rio deJaneiro: Vozes, 1983.
    7. MEDEIROS. Leonilde S. (org.). História dos Movimentos Sociais no Campo. (Introdução) Rio de janeiro: Fase, 1989.
    8. SCHWARCZ, L.M. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993