EDC 1443 Saberes e fazeres I – processos metodológicos – Carga Horária: 36

EDC 1443 Saberes e fazeres I – processos metodológicos – Carga Horária: 36

1. EMENTA Interlocução entre saberes populares e conhecimento científico. As relações entre saberes e as implicações na educação escolar no/do campo. A área de conhecimento e os saberes silenciados no currículo escolar ao longo da história.
    1. BORGES, R.M.R. Em debate: Cientificidade e Educação em Ciências. Porto Alegre: CECIRS, 1996.
    2. BIZZO, Nélio. Conhecimento científico e cotidiano. In: BIZZO, Nélio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo, Ática, 1998. p. 17-28.
    3. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: DF MEC, SEF 1999. v.8. (13)
    4. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: DF MEC, SEF 1997. v.3. (12)
    5. D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
    1. CARVALHO, Igor S. H. de; BERGAMASCO, Sonia M. P. P. Sociologia Rural e Etnociências: Convergências e Diálogos Interdisciplinares.Anais do V Encontro Nacional da ANPPAS. Out, 2010.
    2. CHASSOT, Attico. Sete escritos sobre educação e ciência. São Paulo: Cortez, 2008.
    3. ————————, (1994). A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna.
    4. ———————, (2000). Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Editora Unijuí.
    5. FARIA, Juliano Espezim Soares. Etnomatemática e Educação do Campo: e agora, José? Em Teia – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. V. 4. N 3. 2013.
    6. ______.Dona Romilda e sua Topolãgia: as deformações da lã de ovelha. BoEM – Boletim de Educação Matemática. V. 1. N. 1. 2013.
    7. HANAZAKI, Natalia; FREITAS, Rodrigo R. Etnoecologia, Educação e Meio Ambiente. In: ARRUDA, Vera L. V.; HANAZAKI, Natalia (Orgs.). Tecendo reflexões em educação e meio ambiente.Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011. p. 45-58.
    8. IZQUIERDO, Ivan. Como aumentar o conhecimento popular sobre a Ciência. Pátio. Porto Alegre. Ano XI, n 41, p 60-63. fev./abr. 2007.
    9. IVANISSEVICH, Alícia. Saber Fragmentado – Um Retrato do Conhecimento Científico de Nossos Jovens.Ciência Hoje, n 200, p 26-33. dez. 2003.
    10. KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; OLIVEIRA, Claúdio José de. Etnomatemática, currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul. Edunisc. 2006.
    11. SOBRINHO, Ivanéia A. P. S.; GUIDO, Lucia de F. E.; GONÇALVES, Taice G. de. Jardim de Plantas Medicinais e aromáticas: A Educação Ambiental valorizando o conhecimentopopular.ttp://www.fae.ufmg.br/abrapec/viempec/viempec/CR2/p496.pdf.
    12. WORTMANN, M. L. C. Questões postas pelos estudos de ciência e a educação em ciências. In: SILVA, T. T. A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1996.
    13. WORTMANN, M. L. C. e VEIGA-NETO, A. Estudos culturais da ciência & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. (Coleção Temas e Educação, 2)