EDC 1445 Saberes e Fazeres III – Carga Horária: 36

EDC 1445 Saberes e Fazeres III – Carga Horária: 36

1. EMENTA
    1. A Educação de CN e MTM no espaço escolar, planejamento e a ação pedagógica sob a perspectiva curricular da investigação temática vinculados às práticas educativas no Ensino Fundamental e a consolidação de uma Educação no/do Campo.
  2. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
    1. ABREU, Maria Auxiliadora Maroneze de. Metodologia de Ensino de Matemática. Florianópolis: LED, 2002.
    2. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: DF MEC, SEF 1997. v.3.
    3. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José A.; PERNAMBUCO, Marta M. C. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. Colaboração Antônio Fernando Gouvêa da Silva. – 4.ed.—São Paulo: Cortez, 2011- (Coleção Docência em Formação/ coordenação: Antônio Joaquim Severino, Selma Garrido Pimenta).
    4. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José A. Uma metodologia para o ensino de Ciências. In: DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José A. Contraposições e momentos pedagógicos. In Metodologia de Ensino de Ciências. 2ª ed. São Paulo, Cortez. 1992. p 52-85.
    5. MACHADO, Silvia Dias Alcântra. (org). Aprendizagem matemática: registros de representação semiótica. São Paulo, Papirus: 2003.
    6. PONTUSCHKA, N. N. Ousadia no Diálogo: Interdisciplinaridade na Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1993.
  3. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
    1. FONSECA, Maria da C. etalli. O ensino de Geometria na Escola Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
    2. GIOPPO, C. A Produção do Saber no Ensino de Ciências: Uma Proposta de Intervenção. Curitiba: ed. Ibpexltda, 1999.
    3. LIMA. Elmo de S.; MENDES SOBRINHO, José A. de C. Formação Continuada de professores no contexto do Semiárido: Um diálogo com a pedagogia freiriana. In: Caderno Multidisciplinar Educação e Contexto do Semiárido Brasileiro: Múltiplos espaços para o exercício da contextualização. Juazeiro/BA. n 5. ano 4. 2009. p. 85-104.
    4. MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra E; FERREIRA, Marcia S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.
    5. PERNAMBUCO, Marta M. C. A. Quando a Troca se estabelece. In: PONTUSCHKA, Nidia. N. Ousadia no Diálogo: Interdisciplinaridade na Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1993. p. 19-35.
    6. SADOVSKY, Patrícia. O ensino de matemática hoje: enfoques, sentidos e desafios.São Paulo: Ática, 2007.
    7. SANTOS, Luís H. S. dos (Org). Biologia dentro e fora da escola: meio ambiente, estudos culturais e outras questões. Porto Alegre, Mediação, 2000.
    8. SILVA, Antonio F. G. Política Educacional e Construção da Cidadania. In: SILVA, LUIS H. (org.). Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.
    9. SILVA, A. F. G. A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas.2004. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2004.
    10. WEISSMANN, H.(org.) Didática das Ciências Naturais: contribuições e reflexões.trad. Beatriz A. N. Porto Alegre, ArtMed, 1998.
    11. ZASLAVSKY, Claudia. Jogos e atividades matemáticas do mundo inteiro. Porto Alegre: Artmed, 2000.