EDC 1447 Saberes e Fazeres V – Carga Horária: 36

EDC 1447 Saberes e Fazeres V – Carga Horária: 36

1. EMENTA
    1. A Educação de CN e MTM no espaço escolar, planejamento e a ação pedagógica sob a perspectiva curricular da investigação temática vinculados às práticas educativas no Ensino Médio e a consolidação de uma Educação no/do Campo.
  2. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
    1. BICUDO, M. (org). Pesquisa em Educação Matemática: concepções & perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
    2. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 1999. v.4.
    3. D’AMBRÓSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Editora Papirus, 2001.
    4. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José A.; PERNAMBUCO, Marta M. C. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002. Cap. 1, p 23-42.
    5. LIMA, Elon Lages. Matemática e Ensino. Rio de Janeiro: SBM, 2007.
    1. BIEMBENGUT, Maria Salett. HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no Ensino. 4ed. São Paulo; Editora Contexto, 2005.
    2. BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto, 2004.
    3. BRITO, Márcia Regina. (org). Solução de Problemas e a matemática escolar. São Paulo: Alínea, 2006.
    4. DALLA ZEN, M.I E XAVIER, M.L.M. (org.) Planejamento em Destaque. Porto Alegre, Mediação, 2001. (Cadernos de Educação Básica 5)
    5. FONSECA, Maria da Conceição; etalli. O ensino de Geometria na Escola Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
    6. GIOPPO, C. A Produção do Saber no Ensino de Ciências: Uma Proposta de Intervenção. Curitiba: ed. Ibpexltda, 1999.
    7. MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra E; FERREIRA, Marcia S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.
    8. MARANDINO, Martha [et al] (Org). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa.Niterói: Eduff, 2005.
    9. MONTEIRO, Alexandrina; JUNIOR, Geraldo Pompeu. A Matemática e os Temas Transversais. São Paulo: Moderna, 2001.
    10. NACARATO, Adair Mendes; LOPES, Celi Espasandin. (orgs). Escritas e leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
    11. PONTUSCHKA, N. N. Ousadia no Diálogo: Interdisciplinaridade na Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1993.
    12. ROSA NETO, Ernesto. Didática da Matemática. São Paulo: Ática, 1996.
    13. SANTOS, Luís H. S. dos (Org). Biologia dentro e fora da escola: meio ambiente, estudos culturais e outras questões. Porto Alegre, Mediação, 2000. p 131-144.
    14. WEISSMANN, H.(org.) Didática das Ciências Naturais: contribuições e reflexões; trad. Beatriz A. N. Porto Alegre, ArtMed, 1998
    15. ZASLAVSKY, Claudia. Jogos e atividades matemáticas do mundo inteiro. Porto Alegre: Artmed, 2000.