EDC 1450 Teorias da Educação II – Carga Horária: 54

EDC 1450 Teorias da Educação II – Carga Horária: 54

  1. EMENTA
    1. Teorias Críticas em Educação. As grandes teorias da Educação e repercussões no Brasil. A pedagogia no Brasil. A filiação teórica da Educação do Campo e sua relação com as teorias da Educação.
  2. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
    1. ARANHA, Maria Lucia. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil, 3 ed. São Paulo: Moderna, 2006.
    2. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1966.
    3. ______. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
    4. MANACORDA, M. A. Marx e a pedagogia moderna. Campinas / SP: Editora Alínea, 2007.
    5. MOLINA, Monica C. Licenciaturas em Educação do Campo e o Ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do Trabalho Docente interdisciplinar. Brasília: MDA, 2014. Disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_img_248/Livro%20LEDOC%20CIEMA%2 0WEB.pdf PISTRAK, Moysey M. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2000.
    6. ROMANELLI, Otaíza de O. História da educação no Brasil. 30.ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
    7. CALDART, Roseli. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. In: Trabalho, Educação e Saúde, vol. 7, n.o 1. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, março – junho de 2009, p. 35-64.
    8. SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. 2.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
    9. ______. Pedagogia Histórico- Crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
    10. ______. Escola e Democracia. 41.ed. São Paulo: Autores Associados, 2009.
  3. Bibliografia complementar
    1. AZEVEDO, F. A reconstrução Educacional no Brasil: Ao povo e ao governo. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1932.
    2. CHAVES, Miriam N. O liberalismo de Anísio Teixeira. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Campinas: Autores Associados, n. 110, jul. 2000, p. 203-211.
    3. CUNHA, L. A. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980.
    4. DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola da Vigotski. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
    5. FERNANDES, Florestan. Educação e sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus, 1966.
    6. LOURENÇO FILHO, Manoel. Introdução ao estudo da escola nova. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
    7. ______. Tendências da educação brasileira. Rio de Janeiro, Formação, 1940.
    8. LUEDEMAMN, Cecília da Silveira. Anton Makarenko: vida e obra – a pedagogia na revolução. São Paulo: Expressão Popular, 2002.
    9. MAKARENKO, Anton. Poema Pedagógico. 2.ed. Lisboa: Livros Horizonte, 1980. volumes I, II e III. MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. SP: Moraes, s/d MENDES, Durmeval Trigueiro. Filosofia da Educação Brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.
    10. PISTRAK, Moysey M. (Org.) A Escola-Comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009. ROSSI, W. G. Pedagogia do trabalho: caminhos da educação socialista. Vol. 1 e 2. São Paulo: Moraes, 1981.
    11. SUCHODOLSKI, Bogdan. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas: a pedagogia da essência e a pedagogia da existência. São Paulo: Centauro, 2002.
    12. VENDRAMINI, Celia R. A educação do campo na perspectiva do materialismo histórico dialético.In: COUTINHO, A. F. Diálogos sobre a questão da Reforma Agrária e as políticas de Educação do campo. São Luis: Edufma, 2009.