EDC 1466 Instrumentos Pedagogia da Alternância IV – Carga Horária: 36

EDC 1466 Instrumentos Pedagogia da Alternância IV – Carga Horária: 36

1. Preparação e realização das “Colocações em comum” e dos “Planos de Estudos”, instrumentos fundamentais para tornar efetiva e estreita a conexão entre os tempos universidade e comunidade, nos níveis individuais, relacionais, didáticos e institucionais.
  2. Bibliografia Básica
    1. GIMONET, J-C. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petrópolis, RJ / Paris, Vozes / AIMFR, 2007. Coleção AIDEFA – Alternativas Internacionais em Desenvolvimento, Educação, Família e Alternância)
    2. UNEFAB – União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil. Pedagogia da Alternância; Alternância e Desenvolvimento. Brasília, UNEFAB, s.d. 2ª Edição (Anais do Primeiro Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância, Salvador, 3 a 5 de novembro de 1999.
    3. UNEFAB – União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil. II Seminário Internacional da Pedagogia da Alternância; Formação em Alternância e Desenvolvimento Sustentável. Brasília, UNEFAB, novembro 2002.
  3. Bibliografia Complementar
    1. As referências complementares terão relação com o contexto geográfico, histórico, socioeconômico e cultural do território, onde está inserida a escola que será campo de estudos e diálogos entre os componentes curriculares e a vivência. Pautada pelas pesquisas a partir dos planos de estudos construídos a cada Tempo Universidade pela turma e voltadas ao conhecimento da realidade escolar em uma escola do município de origem do estudante.