EDC 1468 Aprofundamento temático II- Genero (complementar) – Carga Horária: 36

EDC 1468 Aprofundamento temático II- Genero (complementar) – Carga Horária: 36

  1. EMENTA
    1. Diálogos entre a área CN e MTM e temas contemporâneos – gênero, corpo e sexualidade. Reflexões e aprofundamento sobre essa temática que atravessam a educação no/do campo. Direitos das mulheres e os movimentos sociais de mulheres do campo.
  2. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
    1. BRASIL. MEC. Agricultura Familiar: identidade, cultura, gênero e etnia. Cadernos Pedagógicos Saberes da Terra. Brasília: MEC/SECAD, 2008. (Caderno pedagógico Educadoras e e Educadores)
    2. BRITTO, Néli S. e SARTORI, Ari. J. Gênero na Educação: espaço para a diversidade. Florianópolis: Genus, 2004.
    3. LOURO, Guacira L.; NECKEL, Jane F.; GOELLNER, Silvana (Orgs.) Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003.
    4. MEDEIROS. Leonilde S. (Org.). História dos Movimentos Sociais no Campo. (Introdução) Rio de janeiro: Fase, 1989.
    5. DE GRANDI, A.B. Relações de gênero em famílias agricultoras em Santa Catarina. In: PAULILO, M.I.S. e SCHIMIDT, W.(org.) Agricultura e espaço rural em Santa Catarina. Florianópolis:Edufsc, 2003.
  3. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
    1. BRITZMAN, D. Curiosidade, Sexualidade e Currículo. In: LOURO, G. L. (Org.). O Corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. p. 83-111
    2. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 3ªed. Petrópolis: Vozes, 1997.
    3. MELO Hildete P. de; SOUZA, Ligia M. C. de. Pioneiras da Ciência no Brasil. Rio de Janeiro: SBPC, 2006.
    4. PAULILO, M. I. S. e et.al. Mulher e atividade leiteira: a dupla face da exclusão. In: PAULILO, M.I.S. e SCHIMIDT, W.(org.) Agricultura e espaço rural em Santa Catarina. Florianópolis: Edufsc, 2003.