EDC 1469 Aprofundamento temático III – Educação Especial (complementar) – Carga Horária: 36

EDC 1469 Aprofundamento temático III – Educação Especial (complementar) – Carga Horária: 36

1. Reflexão crítica dos discursos contemporâneos sobre educação inclusiva. A integração dos portadores de necessidades educativas especiais no espaço escolar e a ação do professor. Análise das questões étnicas, políticas e educacionais vinculadas ao processo de inclusão.
    1. BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. In. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao2.pdf. 2001.
    2. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Secretaria de Educação Especial. Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares – Estratégias para a Educação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Brasília: MEC/ SEF/SEESP, 1998.
    3. LOPES, Maura Corcini; DAL IGNA, Maria Claudia. In/exclusão nas tramas da escola. Canoas, Editora da Ulbra, 2007.
    4. ROSITA EDLER CARVALHO, Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre, Editora Mediação, 2005.
    5. SKLIAR, Carlos. (org.) A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998.
    6. SILVA, Tomaz Tadeu. Identidade e Diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ, Vozes, 2000
  3. Bibliografia Complementar:
    1. CARVALHO, Rosita Edler. A nova LDB e a Educação Especial. 2ª ed. Rio de Janeiro: WVA, 1998.
    2. CAVALLI-SFORZA, Luigi L. Genes, Povos e Línguas. Tradução: Carlos Afonso Malferrari. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
    3. FONSECA, Vitor da. Educação Especial. 2ed. Petrópolis: Vozes, 1990.
    4. GALLO, Sílvio; SOUZA, Regina Maria (orgs). Educação do preconceito: ensaios sobre poder e resistência. São Paulo: Alínea, 2004.
    5. SKLIAR, Carlos & SOUZA, Regina. O debate sobre as diferenças e os caminhos para (re) pensar a educação.In AZEVEDO, José Clóvis. Utopia e democracia na escola cidadã. Porto Alegre, Editora da Universidade, 2000.
    6. Revista Educação Especial/Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Educação/Departamento de Educação Especial/Laboratório de Pesquisa e Documentação – LAPEDOC, Santa Maria, 2004, vol.1.
    7. SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença. E se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.