EDC 1470 Aprofundamento temático IV – Etnias(complementar) – Carga Horária: 36

EDC 1470 Aprofundamento temático IV – Etnias(complementar) – Carga Horária: 36

1. Diálogos entre Escola, Ensino de CN e MTM, a Educação do Campo e temas contemporâneos – relações étnico-raciais. As imbricações dessa temática na produção do conhecimento escolar. As relações étnico-raciais e materiais didáticos.
    1. MEYER, Dagmar E. Alguns são mais iguais que os outros: Etnia, raça e nação em ação no currículo escolar In: SILVA, T. T. A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1996. p. 369-380.
    2. MAGALHÃES, Leila de L. A Lei nº 10.639-03 na Educação do Campo: garantindo direito às populações do campo. In: ANTUNES-ROCHA, Maria I.; HAGE, Salomão M. (Orgs.) Escola de Direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2010. – (Coleção Caminhos da Educação do Campo). p. 85-94.
    3. VERRANGIA, Douglas; SILVA, Petronilha B. G. e. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 705-718, set./dez. 2010
    1. BRASIL. Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997
    2. BRITTO, Néli S.; RODRIGUES, Larissa Z. Para quem e para que ensinamos Ciências? Eis uma questão para refletirmos sobre o livro didático nas escolas do campo. In: CARVALHO, Gilcinei T.; MARTINS, Maria de F. A. (Orgs.). Livro didático e a Educação do Campo. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, 2014. p. 203-227.
    3. NEN – NÚCLEO DE ESTUDOS NEGROS. Os Negros, Os Conteúdos Escolares e a Diversidade Cultural II. Florianópolis: Editora Atilènde, 1998. p 67-87.