EDC 1471 Aprofundamento temático V – Gênero (complementar) – Carga Horária: 36

EDC 1471 Aprofundamento temático V – Gênero (complementar) – Carga Horária: 36

1. Diálogos entre Escola, Ensino de CN e MTM, a Educação do Campo e temas contemporâneos – gênero, corpo e sexualidade. Relações de gênero e sexualidades e implicações na produção do conhecimento escolar. Corpo, gênero e sexualidade e materiais didáticos.
    1. CHASSOT, Attico. A Ciência é Masculina? São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2004
    2. LOURO, Guacira L.; NECKEL, Jane F.; GOELLNER, Silvana (Orgs.) Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003
    3. LOURO G. L. Segredos e mentiras do currículo. Sexualidade e gênero nas práticas escolares In: SILVA, Luiz H. Da. A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis: Vozes, 1998. p 33-47.
    1. BRASIL. Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
    2. BRITTO, Néli S.; SARTORI, Ari. J. Gênero na Educação: espaço para a diversidade. Florianópolis: Genus, 2004.
    3. FURLANI, Jimena. Educação Sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
    4. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 3ªed. Petrópolis: Vozes, 1997.
    5. MORO, Claudia C. A questão de gênero no ensino de Ciências. Chapecó: Argos, 2001.
    6. NASCIMENTO, Alessandra M. Biologia e Sociologia: uma articulação possível no ensino do corpo. In: SANTOS, Luís H. S. dos (org.). Biologia dentro e fora da escola: meio ambiente, estudos culturais e outras questões. Porto Alegre, Mediação, 2000. p 131-144.
    7. SELLES, S. E. Lugares e culturas na disciplina escolar Biologia: examinando as práticas experimentais nos processos de ensinar e aprender. Anais do XIV ENDIPE: Trajetórias e processos de ensinar e aprender: praticas e didáticas. 2008. Cd-rom
    8. VEIGA, C. G. Manifesto dos pioneiros de 1932: o direito biológico à educação e a invenção de uma nova hierarquia social. In: XAVIER, Maria do C. (org.) Manifesto dos pioneiros da educação: um legado educacional em debate. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. p 67-88