EED 7220 – Infância e juventude no e do campo I – Carga Horária 36h (2 créditos)

EED 7220 – Infância e juventude no e do campo I – Carga Horária 36h (2 créditos)

  1. EMENTA/DESCRIÇÃO: Estudos sobre a constituição do ser social: aspectos ontológicos e históricos. A constituição histórica da infância e da juventude. As teorias da psicologia, da história, da antropologia no estudo da infância e da juventude. As relações intrínsecas entre educação de crianças e jovens na constituição do ser genérico.
  2. OBJETIVO GERAL: Estudar a constituição do ser social nos seus aspectos ontológicos e históricos. Compreender a constituição histórica da infância e da juventude. Compreender as teorias da psicologia e da antropologia no estudo da infância e da juventude. Estudar as relações intrínseca entre educação de crianças e jovens na constituição do ser genérico.
  3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
    1. A constituição do ser social: aspectos ontológicos e históricos.
    2. A constituição histórica da infância e da juventude.
    3. As teorias da psicologia no estudo da infância e da juventude.
    4. As teorias da antropologia para o estudo da infância e da juventude.
    5. As relações intrínseca entre educação de crianças e jovens na constituição do ser genérico.
  4. REFERÊNCIAS BÁSICAS
    1. ABRAMO, A. W. e BRANCO, P. P. M. Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2005.
    2. ARIÈS P. História Social da Criança e da Família. 2a Ed., Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
    3. COHN, C. Noções sociais de infância e desenvolvimento infantil.In: Cadernos de Campo, no 9, São Paulo, 2001. Disponível em http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/53068
    4. COHN, C. Crescendo como um Xikrin. In: Revista de Antropologia,no2, São Paulo, 2000. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034- 77012000000200009.
    5. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em http: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm.
    6. ENGELS, Frederic. O Papel do Trabalho na Transformação do Macaco em Homem. ed. São Paulo: Global, 1990.
    7. FACCI, Marilda. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na prspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigotski, 2009. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n62/20092.pdf
    8. LEAKEY, R. A origem da espécie humana. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
    9. MANACORDA, Mário Alighiero. Marx: e a Pedagogia Moderna. Campinas: Editora Alínea, 2007. (pp.77-94).
    10. VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e Linguagem. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
    11. VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A Formação Social da Mente. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
  5. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
    1. ADAM, Y, et.al. Desporto e desenvolvimento Humano. Lisboa: Seara Nova, 1977.
    2. LESSA, Sérgio. Mundo dos homens: trabalho e ser social. São Paulo: Boitempo, 2002. (Cap.II, pp.49-68).
    3. ___. Para compreender a ontologia de Lukács. 3aed. Ijui: Unijui, 2007. (cap. IV, pp. 75-104).
    4. PEREIRA, A.M.N.M. A sociedade das crianças A?UWE-Xavante: por uma antropologia da criança. Mestrado, USP, 1997.
    5. SAVIANI, Dermeval. Educação: do Senso Comum à Consciência Filosófica. 14a ed. Campinas: Autores Associados, 2002.
    6. Vídeos: Walon, Piaget, Vygotsky.