EED 7240 – Cultura escolar e organização coletiva I – Carga Horária: 36h (3 créditos)

EED 7240 – Cultura escolar e organização coletiva I – Carga Horária: 36h (3 créditos)

  • Ementa/ Descrição: O direito a educação; Escola, cidadania, justiça escolar; Cultura escolar e cultura da escola conceituação; história da instituição escolar; teorias que fundamentam a compreensão da escola; escola rural x escola do campo: conceito.
  • Objetivos:
    1. – Compreender a relação entre cultura escolar e cultura da escola.
    2. – Identificar os períodos da história da instituição escolar
    3. – Refletir a cultura escolar da escola do campo.
    4. – Problematizar os diferentes fios que conformam as teias da cultura escolar de modo a construir uma compreensão das dificuldades de a escola trazer para seu cotidiano de trabalho a diversidade cultural dos sujeitos que a compõem.
  • Conteúdo Programático:
    1. Cultura Escolar
    2. História de Instituição Escolar: os desvios da Igreja, da Burguesia e do Capitalismo
    3. Cultura da Escola
    4. A Educação como direito
    5. A escola do campo
  • Bibliografia Básica
    1. CECCHETTI, Élcio. Diversidade cultural religiosa na cultura da escola. Florianópolis: PPGE/CED/UFSC, 2008. Dissertação de Mestrado. Pp58 a82. DISPONIVEL EM: http://www.tede.ufsc.br/teses/PEED0706-D.pdf
    2. CARDOSO, T.M. Organização Escolar. Florianópolis: Filosofia/EAD/UFSC, 2008.
    3. CARDOSO, T.M. Educação do Campo.
    4. CANÁRIO, Rui. Estudos sobre a escola em diferentes contextos sociais. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 22, n.1, pp 13-23. DISPONÍVEL EM: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/download/…/9307 CURY, Carlos R. Jamil. A Educação Básica como Direito Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 134, p. 293-303, maio/ago. 2008 DISPONÍVEL EM: www.scielo.br/pdf/cp/v38n134/a0238134.pdf
    5. Bibliografia Complementar
      1. ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 5. ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
      2. ASSMANN, Hugo. Reencantar a educação: rumo à sociedade aprendente. 3ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
      3. CODO, Wanderley (Coord.) Educação: carinho e trabalho. Petrópolis: Vozes/ Brasília: CNTE/UNB, 1999.
      4. Conselho Nacional de Educação. Parecer 36/2001. DiretrizesOperacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília, 2001 DISPONÍVEL EM: portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/EducCampo01
      5. COSTA, Marisa C. VorraberTrabalho docente e profissionalismo. Porto Alegre: Sulina, 1995.
      6. LEI n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. DISPONÍVEL EM: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
      7. MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Tradução de José F. C. Fortes. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. DISPONÍVEL EM: www.anaqueiros.com/app/…/livro+de+humberto+maturana%5D.pdf?t…
      8. MOLINA, M. Contribuições para a construção de um projeto de Educação no Campo. In: MOLINA, M; C. JESUS, S.M.S.A (org) Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília , DF, 2004.Coleção Por um Educação do Campo, n.5. DISPONÍVEL EM: www.nead.gov.br/portal/nead/nead-especial/download_orig_file?
      9. RESOLUÇÃO CNE no 01- 03 de Abril de 2002. Diretrizes operacionais para a Educação nas Escolas do Campo. DISPONÍVEL EM: portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task
      10. SCHNEIDER, Juliete. A democratização do acesso ao ensino secundário pela expansão do ciclo ginasial normal em Santa Catarina (1946-1969). 2008. 171f. Dissertação (Mestrado) – Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. DISPONÍVEL EM: http://www.tede.ufsc.br/teses/PEED0706-D.pdf
      11. Uma Política pública para a educação no campo: Seminário. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2004. DISPONÍVEL EM: www.nead.gov.br/portal/nead/neadespecial/download_orig_file?…id…
      12. VALLE, Ione Ribeiro. A era da profissionalização: formação e socialização profissional do corpo docente de 1a a 4a série. Florianópolis: Cidade Futura, 2003.
      13. VENDRAMINI, Célia R. A escola diante do multifacetado espaço rural. PERSPECTIVA, Florianópolis, v.22, n.01, p. 145- 165, jan./jun. 2004. 25. DISPONÍVEL EM: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/download/…/9307
      14. ZAGO, Nadir. Transformações urbanas e dinâmicas escolares: uma relação de interdependência num bairro de periferia urbana. EDUCAÇÃO, SOCIEDADE & CULTURAS. Porto: Afrontamento, n.7, p.29- 54, 1997. DISPONÍVEL EM: www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC7/7- 2-zago.pdf