EED 7242 – Organização dos processos educativos III- Carga Horária: 36h (2 créditos)

  1. EED 7242 – Organização dos processos educativos III- Carga Horária: 36h (2 créditos)
  2. EMENTA
    1. Os processos de organização curricular; Organização dos tempos e espaços educativos; Os saberes escolares e os processos de inclusão e exclusão.
  3. OBJETIVOS –
    1. Problematizar os diferentes fios que conformam as teias da cultura escolar de modo a construir uma compreensão das dificuldades de a escola trazer para seu cotidiano de trabalho a diversidade cultural dos sujeitos que a compõem.
    2. Problematizar e compreender a dinâmica da organização curricular nos processos de inclusão e exclusão escolar.
  4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
    1. Os processos de organização curricular; Organização dos tempos e espaços educativos; Os saberes escolares e os processos de inclusão e exclusão.
  5. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
    1. CARVALHO, M. P. Quem são os meninos que fracassam na escola. Cadernos de Pesquisa, v34, n121, p.11-40, jan/abr. 2004. DISPONÍVEL EM: www.scielo.br/pdf/cp/v34n121/a02n121.pdf
    2. CEDES, Cadernos. O professor e o ensino: novos olhares. Ano XIX, n. 44, abr. 1998. DISPONÍVEL EM: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext…32621998000100001
    3. CUNHA, Maria Isabel. O bom professor e suaprática. 2.ed. Campinas: Papirus, 1992.
    4. ESTEBAN, Maria Teresa. Educação popular: desafio à democratização da escolapública. Cadernos CEDES, Campinas. V.27,n.71,pp. 9-17, jan/abr.2007. DISPONÍVEL EM: www.scielo.br/pdf/ccedes/v27n71/a02v2771.pdf MUNARIM, Antonio et all (orgs.) Educação do Campo: políticaspúblicas, territorialidades e práticaspedagógicas. Florianópolis: Insular, 2011.
    5. SILVA, Tomaz T. Documentos de Identidade: umaintroduçãoàsteorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica. 2001. DISPONÍVEL EM: http://www.sa.iffarroupilha.edu.br/site/midias/arquivos/20126493622130introducao.pdf
  6. Bibliografia complementar
    1. ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel, HAGE, SalomãoMufarrege, Escola de direito: reinventando a escolamultisseriada, Belo Horizonte: Autênticaeditora, 2010.
    2. DIAS, Renato Duro. Currículo de Integração e Educação Emancipadora: Refletindo sobre o Ensino Jurídico. DISPONÍVEL EM: http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=e820a45f1dfc7b95
    3. MOREIRA, Antonio Flávio . Indagações sobre currículo : currículo, conhecimento e cultura . Brasília : Ministério da Educação , Secretaria de Educaçaõ Básica , 2007. DISPONÍVEL EM: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf