EED 7243 – Organização dos processos educativos II – Carga Horária: 36h (2 créditos)
Ementa
Cotidiano escolar e currículo; Avaliação; Planejamento; Saberes e fazeres.
Objetivos
Problematizar os diferentes fios que conformam as teias da cultura escolar de modo a construir uma compreensão das dificuldades de a escola trazer para seu cotidiano de trabalho a diversidade cultural dos sujeitos que a compõem.
Problematizar e compreender a dinâmica da organização curricular nos processos de inclusão e exclusão escolar.
Conteúdo programático
Cotidiano escolar e currículo.
Cotidiano escolar e avaliação.
Cotidiano escolar e Planejamento.
Saberes e fazeres.
Bibliografia Básica
ESTEBAN Maria Teresa. Avaliar: atotecidopelasimprecisões do cotidiano. DISPONÍVEL EM: www.educacao.rs.gov.br/pse/…/DownloadServlet?…/maria_esteban.
_________. ProvinhaBrasil: desempenho escolar e discursos Rev. Bras. 2002, n.19, pp. 129-137. DISPONIVEL EM: http://pt.scribd.com/doc/84766920/Provinha-Brasil-Desempenho-escolar-e-discursosnormativos-sobre-a-infancia-Maria-Teresa-Esteban
FREITAS, Luiz Carlos de. A internalização da exclusão. Educação e Sociedade, v.23, n.80, Campinas, set. 2002. DISPONÍVEL EM: www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12934.pdf
MOREIRA, Antonio Flávio. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educaçaõ Básica, 2007. DISPONÍVEL EM: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf
Bibliografia complementar
GREGO, Sonia M. D. Os mú ltiplos sentidos e caminhos da avaliaçaõ educacional . In: Caderno de formaçaõ – São Paulo : Cultura Acadêmica : Universidade Estadual Paulista , Pró-Reitoria de Graduação : Univesp, 2013. DISPONÍVEL EM: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/65803/4/u1_d29_v3_caderno.pdf
DAVIS, Claudia, ESPÓSITO, YaraLúcia, Papel e função do erro na avaliação escolar. Cadernos de Pesquisa, n. 74, pp. 71-75, 1990. DISPONÍVEL EM: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0100-15741990000300009&script=sci_arttext
VIEIRA, Vania M. de O. Representações Sociais e Avaliação Educacional: o que revela o PORTFOLIO. São Paulo: PUC, 2006 (Tese Doutorado) DISPONÍVEL EM: http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3163
Endereço Postal: Centro de Ciências da Educação, Campus Universitário da UFSC, Caixa
Postal 476. CEP: 88010-970. Florianópolis-SC.
e-mail: educacaodocampo@contato.ufsc.br
Telefone: (48) 3721-2250