EED 7243 – Organização dos processos educativos II – Carga Horária: 36h (2 créditos)

  1. EED 7243 – Organização dos processos educativos II – Carga Horária: 36h (2 créditos)
  2. Ementa
    1. Cotidiano escolar e currículo; Avaliação; Planejamento; Saberes e fazeres.
  3. Objetivos
    1. Problematizar os diferentes fios que conformam as teias da cultura escolar de modo a construir uma compreensão das dificuldades de a escola trazer para seu cotidiano de trabalho a diversidade cultural dos sujeitos que a compõem.
    2. Problematizar e compreender a dinâmica da organização curricular nos processos de inclusão e exclusão escolar.
  4. Conteúdo programático
    1. Cotidiano escolar e currículo.
    2. Cotidiano escolar e avaliação.
    3. Cotidiano escolar e Planejamento.
    4. Saberes e fazeres.
  5. Bibliografia Básica
    1. ESTEBAN Maria Teresa. Avaliar: atotecidopelasimprecisões do cotidiano. DISPONÍVEL EM: www.educacao.rs.gov.br/pse/…/DownloadServlet?…/maria_esteban.
    2. _________. ProvinhaBrasil: desempenho escolar e discursos Rev. Bras. 2002, n.19, pp. 129-137. DISPONIVEL EM: http://pt.scribd.com/doc/84766920/Provinha-Brasil-Desempenho-escolar-e-discursosnormativos-sobre-a-infancia-Maria-Teresa-Esteban
    3. FREITAS, Luiz Carlos de. A internalização da exclusão. Educação e Sociedade, v.23, n.80, Campinas, set. 2002. DISPONÍVEL EM: www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12934.pdf
    4. MOREIRA, Antonio Flávio. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educaçaõ Básica, 2007. DISPONÍVEL EM: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf
  6. Bibliografia complementar
    1. GREGO, Sonia M. D. Os mú ltiplos sentidos e caminhos da avaliaçaõ educacional . In: Caderno de formaçaõ – São Paulo : Cultura Acadêmica : Universidade Estadual Paulista , Pró-Reitoria de Graduação : Univesp, 2013. DISPONÍVEL EM: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/65803/4/u1_d29_v3_caderno.pdf
    2. DAVIS, Claudia, ESPÓSITO, YaraLúcia, Papel e função do erro na avaliação escolar. Cadernos de Pesquisa, n. 74, pp. 71-75, 1990. DISPONÍVEL EM: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0100-15741990000300009&script=sci_arttext
    3. VIEIRA, Vania M. de O. Representações Sociais e Avaliação Educacional: o que revela o PORTFOLIO. São Paulo: PUC, 2006 (Tese Doutorado) DISPONÍVEL EM: http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3163