EED 7247 – Teorias da Educação I – Carga Horária: 54h (3 créditos)

1. EMENTA Estudos sobre as bases filosóficas e históricas que sustentam as teorias da educação. Principais teorias da educação na história e na atualidade. A Pedagogia tradicional e a Pedagogia Nova.
  2. OBJETIVO GERAL Contribuir para a compreensão da gênese das teorias da educação, identificando a articulação entre sociedade, educação e escola, com destaque para as vertentes pedagógicas tradicionais, liberais e produtivistas.
  3. CONTEÚDO PROGRAMADO
    1. Unidade I
      1. Bases filosóficas e históricas das teorias educacionais
      2. Teorias da educação: natureza e definição
      3. Educação e Escola: diferenças e articulações
      4. Grandes Teorias da Educação e sua construção na história: Teorias Não-Críticas
      5. Teorias Crítico-Reprodutivistas e Teorias Críticas.
    2. Unidade II
      1. Pedagogia Tradicional
      2. Teoria e história
      3. Origem feudal e religiosa
      4. Comenius e o ―ensinar tudo a todos
    3. UNIDADE III
      1. Educação e Liberalismo
      2. O liberalismo e a generalização da escola
      3. Liberalismo-escolanovismo
      4. Pedagogia Tecnicista e Produtivista
  4. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
    1. COMENIUS, J. A. Didática Magna. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
    2. DEWEY, John. Experiência e educação. 7.ed. São Paulo: Melhoramentos, 1971. ______. Democracia e Educação. São Paulo. Atualidade pedagógica, 1979.
    3. MANACORDA, Mario. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez / Autores Associados, 1989. ______. Marx e a pedagogia moderna. Campinas / SP: Editora Alínea, 2007.
    4. ROUSSEAU, Jean J. Emílio ou a educação. Trad. de Sergio Milliet. São Paulo: Difel, 1968.
    5. SAVIANI, D. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política..41.ed. São Paulo: Autores Associados, 2009.
    6. SUCHODOLSKI, Bogdan. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas: a pedagogia da essência e a pedagogia da existência. São Paulo: Centauro, 2002.
    1. BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 3a Ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.
    2. CHAVES, Miriam N. O liberalismo de Anísio Teixeira. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Campinas: Autores Associados, n. 110, jul. 2000, p. 203-211.
    3. CUNHA, L. A. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980.
    4. MONTESSORI, Maria. Pedagogia científica: a descoberta da criança. São Paulo: Flamboyant, 1965.
    5. PESTALOZZI, J. F. Como Gertrudis enseña a sus hijos. Madrid: El Magisterio Español, 1921. Barcelona: Humanitas, 1983.
    6. PONCE, A. Educação e Luta de Classe, 11ª ed.. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1991.
    7. REVISTA NOVA ESCOLA. Grandes Pensadores. Edição Especial n. 25. São Paulo: Editora Abril, Julho de 2009.
    8. WARDE, Miriam J. Liberalismo e educação. Tese (Doutorado em educação). São Paulo: PUC, 1984.