EED 7274 – Introdução ao TCC – Carga Horária: 18h (1 crédito)

EED 7274 – Introdução ao TCC – Carga Horária: 18h (1 crédito)

  1. EMENTA
  2. Conhecimento e Aquisição de habilidades e atitudes investigativas para estruturação do projeto de TCC ao fim do curso.
  3. OBJETIVOS: Conhecer e Adquirir habilidades e atitudes investigativas em geral de forma que possibilite a cada estudante estruturar seu projeto de TCC ao fim do curso.
  4. CONTEÚDO PROGRAMADO:
    1. UNIDADE I –
      1. Noções básicas sobre as teorias do conhecimento
      2. Quadro teórico
      3. Método e metodologias no: positivismo, fenomenologia, materialismo histórico dialético, teoria crítica e pós-modernismo.
    2. UNIDADE II –
      1. Elementos fundamentais para o TCC –
      2. Projeto de pesquisa: problema, objetivo, revisão bibliográfica, procedimento de coleta de dados, análise de dados, conclusão, referências e fontes. –
      3. Rever elementos específicos da normatização do trabalho científico direcionada a produção de monografias. –
      4. Elementos constitutivos de um TCC:  Elementos pré-textuais: título, autoria, resumo, palavras-chave, abstract; Elementos textuais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão; Elementos pós-textuais: Referências, Anexos, Apêndices, etc.
      5. Metodologia para produzir relato de experiência.
  5. METODOLOGIA:
    1. Os conteúdos propostos deverão ser abordados na forma de aula expositiva, seminários e discussões.
  6. AVALIAÇÃO:
    1. O aproveitamento da disciplina será avaliado mediante frequência e participação nas aulas, resolução das Atividades propostas, produção de relato de experiência.
  7. BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
    1. ANDERY, Maria Amália. et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 10 ed. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo; São Paulo: EDUC, 2001.
    2. MINAYO, M. C. S. (org.) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petropolis/RJ: Vozes, 1994.
    3. SAVIANI, Dermeval. Educação: do Senso Comum à Consciência Filosófica. 14 ed. Campinas: Autores Associados, 2002.
    4. SEVERINO, Antônio J.. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Ed. Cortez, 1985.
  8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
    1. MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2004.
    2. TRIVIÑOS, Augusto N.S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.