EED 7277 – Noções básicas de computação e internet – Carga Horária: 18h (1 crédito)

EED 7277 – Noções básicas de computação e internet – Carga Horária: 18h (1 crédito)

1. Tecnologias digitais e seus impactos na sociedade e na escola. Noções básicas de computação, hardware, software, sistemas operacionais. Uso crítico de editores de texto, editores de imagem e vídeos, planilhas eletrônicas, navegadores de internet e redes digitais.
  2. OBJETIVOS :
    1. Conceituar tecnologias e mídias digitais, analisando o impacto que vem tendo na sociedade e na escola; Introduzir conceitos básicos para e a partir do uso dos recursos do computador: componentes do computador e do sistema operacional, dispositivos de armazenamento de arquivos (HD, pen drive), aplicaticos de produção e edição de textos, planilhas, imagens e vídeos. Promover noções de internet e das redes digitais e suas potencialidades na promoção e organização do trabalho cooperativo.
  3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO :
    1. Unidade I – Tecnologias digitais no cotidiano da cidade e do campo: Computador, smarth phone e tablets aparelhos diferentes com o mesmo princípio funcional;
    2. Unidade II– Navegando e pesquisando no sistema operacional e na internet;
    3. Unidade III – Elaboração e edição de textos, hipertextos, planilhas e imagens e a importância na investigação da realidade e resolução de problemas.
    1. ALMEIDA, Mário de Souza; SCHENINI, Pedro Carlos. Informática básica. Florianópolis, SC: SEAD/UFSC, 2006.
    2. ALMEIDA, M. E. B. de. Informática e formação de professores. Brasília. DF: SEED/MEC,2000. 2v. (Série de estudos: Educação a distância).
  5. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
    1. ALMEIDA, Fernando Jose de. Educação e informatica: os computadores na escola. São Paulo: Cortez, 2012 (2009, 2005, 1987).
    2. RAMOS, E. M. F. ; ARRIADA, M. C. ; LEDA, . Introdução à Educação Digital. 2. ed. Brasilia: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância,, 2009.