MEN 7203 – Fundamentos das ciências da natureza e matemática na educação básica para escolas do campo I – Carga Horária 144h (8 créditos)

• EMENTA/Descrição: Conceitos introdutórios acerca da área CIÊNCIAS DA NATUREZA (CN) e a MATEMÁTICA (MTM) para a apropriação das especificidades das linguagens que estas duas áreas abrangem, acompanhados de aspectos sócio-históricos.
  • OBJETIVOS GERAIS:  Identificar e problematizar os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito dos conceitos trabalhados; Introduzir conteúdos básicos das disciplinas ligadas às Ciências da Natureza e Matemática. Abordar os conceitos em uma perspectiva sócio-histórica; Fazer leitura e análise crítica sobre textos específicos; Relacionar aspectos teóricos e práticos dos conteúdos estudados; Identificar conceitos pertinentes a área de ciências da natureza e matemática envolvidas em temas contemporâneos.
    1. UNIDADES DE ESTUDO
      1. – sistemas de Numeração;
      2. – proporcionalidade e porcentagem;
      3. – estatística;
      4. – introdução ao estudo das propriedades dos materiais;
      5. – as teorias atômicas e a relação com o desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Bibliografia Básica
    1. ATKINS, P. W.; JONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. xxii, 922 p. ISBN 9788540700383.
    2. BARBETTA, Pedro. Estatística aplicada às ciências sociais. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 1994. (133)
    3. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: DF MEC, SEF 1997. v.3. (12)
    4. Moretti, Méricles. Dos sistemas de numeração às operações básicas com números naturais. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 1999. (5)
    5. RESNICK, Robert; HALLIDAY, David. Fisica. Rio de Janeiro: Ao Livro Tecnico; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1965.
    6. RICKLEFS, R. E. A Economia da Natureza. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
  • Bibliografia Complementar
    1. Garbi, G. O romance das equações algébricas. São Paulo: Editora Livraria da Física,2007