MEN 7204 – Fundamentos das ciências da natureza e matemática na educação básica para escolas do campo II

1. EMENTA
  2. Aprofundamento dos conceitos estudados na disciplina Fundamentos I e estabelecimento de aproximações metodológicas para a aprendizagem de conceitos das CIÊNCIAS DA NATUREZA (CN) e MATEMÁTICA (MTM) adequados as necessidades educativas do ensino fundamental.
  3. OBJETIVOS
    1. Identificar e problematizar os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito dos conceitos trabalhado;
    2. Abordar conteúdos em uma perspectiva sócio-histórica;
    3. Fazer leitura e análise crítica sobre textos específicos; Relacionar aspectos teóricos e práticos dos conteúdos estudados;
    4. Identificar conceitos pertinentes a área de ciências da natureza e matemática envolvidas em temas contemporâneos;
    5. Elaborar atividades didáticas a respeito dos conteúdos estudados para serem realizados na escola;
  4. UNIDADES DE ESTUDO –
    1. Introdução ao estudo das propriedades dos materiais; –
    2. Abordagens a respeito do átomo, elemento químico, molécula e substâncias; –
    3. Teorias atômicas;
  5. Bibliografia Básica
    1. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: DF MEC, SEF 1997. v.3.
    2. DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar 9. São Paulo: Atual, 2006.
    3. IEZZI, Gelson (et al). Fundamentos de Matemática Elementar 3. São Paulo: Atual, 2006.
    4. ODUM, E. P. Ecologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988.
    5. RESNICK, Robert; HALLIDAY, David. Fisica. Rio de Janeiro: Ao Livro Tecnico; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1965.
    6. RUSSELL, John Blair. Química geral. São Paulo (SP): Makron Books, 1994. 2 v. ISBN 9788534601924 (v.1).