MEN 7204 – Fundamentos das ciências da natureza e matemática na educação básica para escolas do campo IV – Carga Horária: 144 ( 8 créditos)

MEN 7204 – Fundamentos das ciências da natureza e matemática na educação básica para escolas do campo IV – Carga Horária: 144 ( 8 créditos)

  1. EMENTA
    1. Abordagem sócio-histórica contextualizada do conhecimento da área CIÊNCIAS DA NATUREZA (CN) e MATEMÁTICA (MTM) visando à compreensão da realidade e suas especificidades com o campo. OBJETIVO GERAL Explorar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais relacionados a área CIÊNCIAS DA NATUREZA (CN) e MATEMÁTICA (MTM) a fim de melhor compreender os contextos locais e globais possibilitando uma visão de totalidade da realidade a ser estudada.
  2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
    1. Desenvolver conhecimentos de forma atualizada e contextualizada valendo-se de enfoques conceituais e metodológicos explorados nas abordagens temáticas que envolvem conteúdos de Química e Matemática;
    2. Compreender os conceitos, leis e princípios da Química; Fazer a leitura e análise crítica sobre textos específicos;
    3. Discutir a indissociável relação entre teoria e prática;
    4. abordar a relação entre forma e conteúdo;
    5. Identificar conceitos pertinentes a área de ciência da natureza e matemática envolvidas em temas contemporâneos
  3. UNIDADES DE ESTUDO
    1. Conceitos de Matemáticos:
    2. Bloco de conteúdos introdutório dos anos do ensino fundamental:
    3. 6º: Números Naturais, Critérios de Divisibilidade e Números Primos.
    4. 7º: Números Negativos e Equações.
    5. 8º: Expressões Algébricas.
    6. 9º: Conjuntos Numéricos. –
    7. Trigonometria –
    8. Funções Polinomiais de Grau 1 e Grau 2 –
    9. Oulipo –
    10. Proporção inversa e composta –
    11. Geometria Espacial –
    12. Probabilidades Conceitos de Química –
    13. Abordagens a respeito do átomo, elemento químico, molécula e substâncias; –
    14. teorias atômicas; –
    15. tabela periódica; –
    16. ligações químicas,
    17. interações intermoleculares; –
    18. transformações químicas.
  4. Bibliografia Básica
    1. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: DF MEC, SEF 1997. v.3. (12)
    2. DOLCE, Osvaldo; POMPEO, José Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar 9. São Paulo: Atual, 2006. (11)
    3. IEZZI, Gelson (et al). Fundamentos de Matemática Elementar 3. São Paulo: Atual, 2006. (25)
    4. KOTZ, John C.; TREICHEL, Paul. Química geral e reações químicas. São Paulo (SP): Cengage Learning, 2010- v. ISBN 9788522106912 (v.1)
    5. RESNICK, Robert; HALLIDAY, David; KRANE, Kenneth S. Fisica 2. 5. ed. -. Rio de Janeiro: LTC, 2003.
    6. RICKLEFS, R. E. A Economia da Natureza. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 200