MEN 7205 – Fundamentos das ciências da natureza e matemática na educação básica para escolas do campo III- Carga Horária: 108h (6 créditos)

MEN 7205 – Fundamentos das ciências da natureza e matemática na educação básica para escolas do campo III – Carga Horária: 108h ( 6 créditos)

1. EMENTA/DESCRIÇÃO
    1. Aprofundamento dos conceitos estudados na disciplina Fundamentos II e estabelecimento de aproximações metodológicas para a aprendizagem de conceitos das CIÊNCIAS DA NATUREZA (CN) e MATEMÁTICA (MTM) adequados as necessidades educativas no ensino médio.
  2. OBJETIVOS
    1. Identificar e problematizar os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito dos conceitos trabalhados;
    2. Abordar os conteúdos em uma perspectiva sócio-histórica;
    3. Fazer leitura e análise crítica sobre textos específicos;
    4. Relacionar aspectos teóricos e práticos dos conteúdos estudados;
    5. Identificar conceitos pertinentes a área de ciências da natureza e matemática envolvidas em temas contemporâneos, específicos aos conteúdos de ensino médio.
  3. UNIDADES DE ESTUDO
    1. Funções polinomiais, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas;
    2. Progressões aritmética e geométrica;
    3. Geometria analítica;
    4. abordagens a respeito do átomo, elemento químico, molécula e substâncias;
    5. As transformações Químicas em diferentes contextos.
  4. Referência Básica
    1. ATKINS, P. W.; JONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. xxii, 922 p. ISBN 9788540700383.
    2. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 1999. v.4.
    3. IEZZI, Gelson; MURAKAMI, Carlos. Fundamentos de Matemática Elementar 1. São Paulo: Atual, 2004.
    4. IEZZI, Gelson; HAZZAN, Samuel. Fundamentos de Matemática Elementar 4. São Paulo: Atual, 2006.
    5. RESNICK, Robert; HALLIDAY, David. Fisica. 4. ed. rev. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1983-1984.
    6. RICKLEFS, R. E. A Economia da Natureza. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
  5. Referência Complementar
    1. GARBI, G. O romance das equações algébricas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007