MEN 7209 – Laboratório II – Carga Horária: 54h (3 créditos)

MEN 7209 – Laboratório II – Carga Horária: 54h (3 créditos)

  1. EMENTA
    1. As diferentes iniciativas didático-metodológicas enquanto subsídios formativos para o exercício da docência na área de Ciências da Natureza (CN) e Matemática (MTM) nos anos finais do Ensino Fundamental. Produção de materiais de apoio pedagógico afinados com os estudos teórico-metodológicos e direcionados ao estágio.
  2. OBJETIVOS GERAIS
    1. Conhecer as diferentes iniciativas didático-metodológicas enquanto subsídios formativos para o exercício da docência na área de Ciências da Natureza (CN) e Matemática (MTM) nos anos finais do Ensino Fundamental, através da produção de materiais de apoio pedagógico afinados com os estudos teórico-metodológicos direcionados à prática de estágio. Específicos Relacionar os conteúdos da área de Ciências da Natureza e Matemática. Discutir aspectos teórico-pedagógicos de diferentes iniciativas didático-metodológicas Exercitar a adequação do uso ao plano de aula do estágio.
  3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
    1. O uso pedagógico de livros paradidático e publicações de divulgação científica; Atividades lúdicas; experimentais; construção de modelos e maquetes no ensino de CN e MTM; Som e imagem diversificando a ação pedagógica. A linguagem plástica e literária como estratégia do processo de ensino- aprendizagem de CN e MTM Construção de teodolito, o Número de Ouro e o Tangram no Ensino de MTM
  4. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
    1. LIMA, Maria E. C. de C.; JUNIOR, Orlando G. de A.; BRAGA,, Selma A. de M. Aprender Ciências: um mundo de materiais (livro do professor). Belo Horizonte, Ed. UFMG/ INEP, 1999.
    2. TAHAN, Malba. Antologia da Matemática. São Paulo: Saraiva, 1961 2 v.
    3. MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra E; FERREIRA, Marcia S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos.São Paulo: Cortez, 2009.