MEN 7215 – Saberes e fazeres III- Carga Horária: 54h (3 créditos)

MEN 7215 – Saberes e fazeres III- Carga Horária: 54h (3 créditos)

  1. EMENTA
    1. A Educação de CN e MTM no espaço escolar e a ação pedagógica sob diferentes práticas curriculares. A relação entre teoria e prática, objetivos, conteúdos e metodologia, vinculados às práticas educativas no Ensino Fundamental e a consolidação de uma Educação no/do Campo.
  2. OBJETIVO GERAL
    1. Evidenciar perspectivas educacionais contemporâneas na área de Ciências da Natureza e Matemática e suas contribuições na construção de uma ação pedagógica sob diferentes práticas curriculares e diferentes abordagens didático-metodológicas de conhecimentos/saberes escolares articulados às vivências cotidianas e trabalhados no contexto escolar do Ensino Fundamental.
  3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS –
    1. Identificar os referenciais teórico-metodológicos que contribuem com a reflexão e proposição de uma prática educativa no ensino de CN e MTM que contribua com a consolidação de uma Educação no/do Campo.
    2. Fundamentar a ação pedagógica desenvolvida na área de CN e MTM pautando-a na relação necessária entre teoria e prática, objetivos, conteúdos e metodologia, adequados às demandas educacionais.
    3. Compreender melhor o Ensino de CN e MTM ministrado no Ensino Fundamental, visando uma prática coerente com o processo de produção das ciências e os conteúdos escolares.
  4. UNIDADES DE ESTUDO
    1. Práticas educativas de CN e MTM: análise e reflexão sobre a realidade da comunidade como alicerce para o diálogo entre os conhecimentos cotidianos e os conteúdos escolares em CN e MTM no Ensino Fundamental.
    2. Propostas e tendências curriculares voltadas a práticas educativas coerentes com os princípios da Educação do Campo.
    3. Referenciais teórico-metodológicos sobre a abordagem de ensino-aprendizagem e planejamento na área de CN e MTM: investigação temática.
  5. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
    1. ABREU, Maria Auxiliadora Maroneze de. Metodologia de Ensino de Matemática. Florianópolis: LED, 2002.
    2. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: DF MEC, SEF 1997. v.3.
    3. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José A.; PERNAMBUCO, Marta M. C. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos; colaboração Antônio Fernando Gouvêa da Silva. – 4. ed.— São Paulo: Cortez, 2011- ( Coleção Docência em Formação/ coordenação: Antônio Joaquim Severino, Selma Garrido Pimenta).
    4. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José A. Uma metodologia para o ensino de Ciências. In: DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José A. Contraposições e momentos pedagógicos. In Metodologia de Ensino de Ciências. 2ª ed. São Paulo, Cortez. 1992. p 52-85.
    5. FREIRE, Paulo. A dialogicidade – essência da educação como prática da liberdade.In: FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. p. 77-120.
    6. MACHADO, Silvia Dias Alcântra. (org). Aprendizagem matemática: registros de representação semiótica. São Paulo, Papirus: 2003.
    7. PONTUSCHKA, N. N. Ousadia no Diálogo: Interdisciplinaridade na Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1993.
  6. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
    1. FONSECA, Maria da C. et alli. O ensino de Geometria na Escola Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
    2. GIOPPO, C. A Produção do Saber no Ensino de Ciências: Uma Proposta de Intervenção. Curitiba: ed. Ibpex ltda, 1999.
    3. LIMA. Elmo de S.; MENDES SOBRINHO, José A. de C. Formação Coninuada de professores no contexto do Semiárido: Um diálogo com a pedagogia freiriana. In: Caderno Multidisciplinar – Educação e Contexto do Semiárido Brasileiro: Múltiplos espaços para o exercício da contextualização. Juazeiro/BA. n 5. ano 4. 2009. p. 85-104
    4. MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra E; FERREIRA, Marcia S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.
    5. PERNAMBUCO, Marta M. C. A. Quando a Troca se estabelece. In: PONTUSCHKA, Nidia. N. Ousadia no Diálogo: Interdisciplinaridade na Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1993. p. 19- 35.
    6. SADOVSKY, Patrícia. O ensino de matemática hoje: enfoques, sentidos e desafios. São Paulo: Ática, 2007.
    7. SANTOS, Luís H. S. dos (Org). Biologia dentro e fora da escola: meio ambiente, estudos culturais e outras questões. Porto Alegre, Mediação, 2000.
    8. SILVA, Antonio F. G. Política Educacional e Construção da Cidadania. In: SILVA, LUIS H. (org.). Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.
    9. SILVA, A. F. G. A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2004.
    10. WEISSMANN, H.(org.) Didática das Ciências Naturais: contribuições e reflexões; trad. Beatriz A. N. Porto Alegre, ArtMed, 1998.
    11. ZASLAVSKY, Claudia. Jogos e atividades matemáticas do mundo inteiro. Porto Alegre: Artmed, 2000.