MEN 7216 – Saberes e fazeres IV – área das ciencias da natureza e matemática – Carga Horária 54h (3 créditos)

MEN 7216 – Saberes e fazeres IV – área das ciências da natureza e matemática – Carga Horária 54h (3 créditos)

  1. EMENTA
    1. Educação escolar, ensino e planejamento na Área de Ciências da Natureza e Matemática.
    2. O ensino e aprendizagem nas disciplinas escolares e os planos para a ação pedagógica sob diferentes práticas curriculares.
    3. Abordagem de elementos do processo educativo e prática escolar: objetivos, conteúdos, metodologia e a avaliação na Educação Básica I e II associada aos princípios de uma Educação no/do Campo.
  2. Objetivo Geral
    1. Contribuir para a formação pedagógica, através de reflexões que promovam o desenvolvimento de objetivos voltados para elaboração e escolhas de estratégias de ensino-aprendizagem, bem como da avaliação dessas estratégias visando ao compromisso da Educação em Ciências da Natureza e Matemática na Educação Básica I e II da Educação no/do Campo
  3. Objetivos Específicos
    1.  Conhecer as concepções didático-metodológicas debatendo sobre o papel do/a educador/a ao conhecer, planejar e intervir no cotidiano da sala de aula.
    2. Relacionar a organização curricular como elemento balizador das práticas pedagógicas escolares no que tange ao projeto político pedagógico, plano de ensino e plano de aula.
    3. Planejar ações pedagógicas para realização de uma prática educativa inovadora.
    4. Analisar a atividade da avaliação no seu contexto concreto do processo ensino-aprendizagem, no esforço de reconstruir seu significado. Conteúdo programático
    5. O exercício da docência: educação escolar; ensino e planejamento em CN e MTM
    6. A prática pedagógica e os elementos do processo educativo
    7. A avaliação como componente pedagógico do processo de ensino e aprendizagem: sua finalidade e perspectivas de articulação com o processo educativo.
  4. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
    1. BICUDO, M. (org). Pesquisa em Educação Matemática: concepções & perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
    2. BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 1999. v.4.
    3. D’AMBRÓSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Editora Papirus, 2001.
    4. DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José A.; PERNAMBUCO, Marta M. C. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002. Cap. 1, p 23-42.
    5. GIL-PÉREZ, Daniel; CARVALHO, Ana M. P. Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 1993.
    6. KRASILCHICK, M. 2004. Prática de Ensino de Biologia. Edusp, São Paulo. LIMA, Elon Lages. Matemática e Ensino. Rio de Janeiro: SBM, 2007.
  5. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
    1. BIEMBENGUT, Maria Salett. HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no Ensino. 4 ed. São Paulo; Editora Contexto, 2005.
    2. BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática: São Paulo: Contexto, 2004
    3. BRITO, Márcia Regina. (org). Solução de Problemas e a matemática escolar. São Paulo: Alínea, 2006.
    4. DALLA ZEN, M.I E XAVIER, M.L.M. (org.) Planejamento em Destaque. Porto Alegre, Mediação, 2001. (Cadernos de Educação Básica 5)
    5. FONSECA, Maria da Conceição; et alli. O ensino de Geometria na Escola Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
    6. GIOPPO, C. A Produção do Saber no Ensino de Ciências: Uma Proposta de Intervenção. Curitiba: ed. Ibpex ltda, 1999.
    7. MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra E; FERREIRA, Marcia S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.
    8. MARANDINO, Martha [et al] (Org). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: Eduff, 2005.
    9. MONTEIRO, Alexandrina; JUNIOR, Geraldo Pompeu. A Matemática e os Temas Transversais. São Paulo: Moderna, 2001.
    10. NACARATO, Adair Mendes; LOPES, Celi Espasandin. (orgs). Escritas e leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
    11. PONTUSCHKA, N. N. Ousadia no Diálogo: Interdisciplinaridade na Escola Pública. São Paulo: Loyola, 1993.
    12. ROSA NETO, Ernesto. Didática da Matemática. São Paulo: Ática, 1996.
    13. SANTOS, Luís H. S. dos (Org). Biologia dentro e fora da escola: meio ambiente, estudos culturais e outras questões. Porto Alegre, Mediação, 2000. p 131-144.
    14. WEISSMANN, H.(org.) Didática das Ciências Naturais: contribuições e reflexões; trad. Beatriz A. N. Porto Alegre, ArtMed, 1998
    15. ZASLAVSKY, Claudia. Jogos e atividades matemáticas do mundo inteiro. Porto Alegre: Artmed, 2000.