MEN 7254 – Estágio docência na área de ciências da natureza e matemática, nas séries finais do ensino fundamental nas escolas do campo I- Carga Horária: 72h (4 créditos)

MEN 7254 – Estágio docência na área de ciências da natureza e matemática, nas séries finais do ensino fundamental nas escolas do campo I- Carga Horária: 72h (4 créditos)

  1. EMENTA
    1. Observação, planejamento e realização de proposta pedagógica por área e integrada (Ciências da Natureza e Matemática) nos anos finais do ensino fundamental na Educação no/do campo.
  2. OBJETIVO GERAL
    1. Elaborar e realizar propostas pedagógicas para o exercício da docência na área de Ciências da Natureza e Matemática nos anos finais do ensino fundamental em escolas no/do campo sustentadas em teorias contemporâneas em educação matemática e CN.
  3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
    1. Iniciar estudantes na observação e vivência de processos didático-metodológicos por meio de instrumentos e estratégias do fazer docente em CN e Matemática, de maneira problematizada, que tencione a articulação entre os conhecimentos específicos em estudo e o contexto das experiências dos estudantes.
  4. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
    1. BASTOS, Fernando; NARDI, Roberto (org.). Formação de professores e práticas pedagógicas no ensino de ciências: contribuições da pesquisa na área. São Paulo: Escrituras Editora, 2008. – (Educação para a ciência: 8).
    2. D’AMBROSIO, S. B. Conteúdo e Metodologia na Formação de Professores. In: FIORENTINI e NACARATO (orgs.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática. São Paulo: Musa Editora; Campinas, SP: GEPFPM-PRAPEMFE/UNICAMP, 2005.
    3. PIMENTA, S.G.; LIMA, L.L. S.M. Estágio e docência. São Paulo: cortez, 2004.
    4. SEARA, Izabel C. [et al] (orgs). Práticas pedagógicas e estágios: diálogos com a cultura escolar. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2008.
    5. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
    6. LIMA, M.S.L. Reflexão Sobre o Estágio/ Prática de ensino na formação de Professores. Diálogo Educ. Curitiba, v.8, n. 23 p. 195. 205, jan/abr. 2008