MEN 7282 – Aprofundamento temático III – Carga Horária: 36h (2 créditos)

MEN 7282 – Aprofundamento temático III – Carga Horária: 36h (2 créditos)

  1. EMENTA/DESCRIÇÂO
    1. Diálogos entre a área CN e MTM e temas contemporâneos – reflexões e aprofundamento de discussões que atravessam a educação no/do campo: Relações de gênero e implicações na produção do conhecimento científico.
  2. OBJETIVO GERAL
    1. Propiciar o aprofundamento de temas que apresentam interlocução com as CN e MTM e apresentam implicações para a formação de educadores para escolas no/do campo, de modo a distinguir os conceitos de corpo, gênero e sexualidade e refletir sobre as relações de poder que os relacionam; problematizar o corpo biológico e ―natural‖ na contemporaneidade; identificar o papel da mídia na construção das identidades de gênero; aprofundar as discussões sobre relações de gênero e a composição da ciência; Identificar a construção de subjetividades na escola e a construção de identidades generificadas; Identificar as diferentes concepções teóricas sobre a sexualidade; identificar as relações heteronormativas que ocorrem na sociedade e os processos de exclusão por elas acionados.
  3. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
    1. CHASSOT, Áttico. A ciência é masculina? São Leopoldo: Editora da UNISINOS, 2003.
    2. LOURO, Guacira Lopes (Org). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. MEYER, Dagmar Estermann; SOARES, Rosângela. Corpo, Gênero e Sexualidade. Porto Alegre: Mediação, 2004
    3. MORENO, Monserrat. Como se ensina a ser menina: o sexismo na escola. São Paulo: Moderna, 1999. SILVA, Tomaz Tadeu (org). Antropologia do Ciborgue. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
    4. WORTMANN, Maria Lucia Castagna et all (orgs). Ensaios em Estudos Culturais, educação e ciência. Porto Alegre: UFRGS, 2007.
  4. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
    1. BRITZMAN, Deborah. ―O que é esta coisa chamada amor – identidade homossexual, educação e currículo‖. Educação e Realidade, v. 21 (1), p. 71-96, jan./jun. 1996.
    2. BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização. Brasileira, 2003.
    3. FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Ed.Graal, 1988.
    4. FRAGA, Alex Branco. Corpo, identidade e bom-mocismo. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
    5. SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.16, n.2, p.5-22, jul./dez/, 1990.